Tribuna Ribeirão
Saúde

Secretaria promove Mutirão do Diabetes

A Secretaria Municipal da Saúde promove neste sábado, 10 de novem­bro, das oito às 12 horas, na Esplanada do Theatro Pedro II, na região central de Ribeirão Preto, o VI Mutirão do Olho Diabético e do Diabetes. Destinado principalmente às pessoas com diagnóstico da doença, es­pecialmente as mais carentes, o objetivo do evento é prevenir complica­ções como cegueira, amputação, insuficiência renal, entre outras.

O evento tem como foco, também, a busca ativa na população por pessoas acometidas pela doença, além de conscientização e realização de procedimentos médicos especializados, como avaliação do fundo do olho, do pé diabético, avaliação renal e da pressão arterial. A previsão é atender cerca de mil pessoas.

Para fazer a triagem de retinopatia diabética, o mutirão contará com a estrutura ambulatorial do Dr. Móvel, que também disponibilizará gratui­tamente à população triagem para exames de pré-diabetes, teste de gli­cemia, pressão arterial, exames de fundo de olho, exame de pé diabético, avaliações em nefrologia e nutrição, orientações farmacêuticas, física e de cuidados paliativos sobre a doença.

Para isso, contará com equipe formada por 20 médicos especialistas e, aproximadamente, 50 estudantes de medicina e enfermagem. A coordenadora do Programa de Doenças Não Transmissíveis da Secreta­ria da Saúde comentou a importância de parcerias com o poder público municipal em eventos de prevenção de doenças como o diabetes.

“É um serviço gratuito de educação e orientação para o diagnóstico de diabetes e suas possíveis complicações. A diabetes é uma doença silen­ciosa que acomete milhares de pessoas mundo. O mutirão contribui para que façamos o diagnóstico dessas pessoas que sofrem com a doença e comecem o tratamento, e quem é portadora, possa fazer o controle da doença e ter boa qualidade de vida”, explica Rute Casas Garcia.

Os casos que necessitem de maior atenção serão triados e encami­nhados. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará estrutura e o paciente sairá já com agendamento. Ao fim da triagem, todas as pessoas que passarem pelo Mutirão do Olho Diabético e do Diabetes receberão uma cartilha com orientações sobre retinopatia diabética, cuidados gerais da diabetes e orientações de seguimento.

Postagens relacionadas

Coronavírus: RP já tem 11,3 mil casos

Redação 1

Ministério da Saúde lança edital de concessão de bolsas para programas de residência

Redação 1

Ribeirão soma 11 mortes e 431 casos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com