Lançada nesta semana pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa, a plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa reúne o que há de melhor na programação cultural produzida por artistas e profissionais do setor. A ferramenta disponibiliza gratuitamente conteúdos inéditos das instituições da pasta.
Estão disponíveis materiais sobre a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu do Futebol, a São Paulo Companhia de Dança, o Projeto Guri, o Theatro São Pedro e o Teatro Sérgio Cardoso.
Na plataforma, também é possível acompanhar o Festival #CulturaEmCasa, com lives de diversos artistas renomados. Com acesso por meio dos sites culturaemcasa.com.br e culturaemcasa.sp.gov.br , os conteúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares. Em breve, serão lançados aplicativos para cada meio.
O secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, destaca que o objetivo da iniciativa é o de disponibilizar a todos os públicos conteúdo cultural, artístico e criativo de grande qualidade, totalmente gratuito e com geração de renda para os profissionais do setor.
Ele revela que o projeto já existia, mas foi acelerado no contexto da pandemia, remanejando os recursos de difusão presencial – impedidas de acontecerem – para a difusão virtual. “As pessoas continuam precisando de arte, de cultura e de criatividade”, diz o secretário.
Por isso, com a nova plataforma, o #CulturaEmCasa torna-se também um programa de difusão permanente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que será gerido pela Organização Social Amigos da Arte e terá conteúdos produzidos por todas as demais organizações sociais vinculadas.
“Nosso objetivo é que o conteúdo cultural disponibilizado na plataforma seja amplo e diverso. É difusão cultural para todos e acesso 100% gratuito”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, organização social que gere a ação. “Vamos disponibilizar conteúdos que não estão presentes em outras plataformas.” Além do espaço para conteúdos próprios, a plataforma fará o licenciamento de projetos de produtores culturais de todo o Estado, gerando novas oportunidades para artistas.
Intensivão
A partir de segunda-feira, 27 de abril, terá início o Intensivão #CulturaEmCasa. Todos os dias, ao meio-dia, profissionais irão compartilhar seu conhecimento e expertise em aulas sobre os diversos ofícios nos campos da cultura e da criatividade.
Os vídeos ficarão disponíveis posteriormente na plataforma, que no lançamento já dispõe de mais de 200 títulos. Além do conteúdo audiovisual, o canal conta com quatro mil livros gratuitos, disponíveis graças a uma parceria com a Amazon.
O primeiro Intensivão #CulturaEmCasa será com o palestrante Pedro Salomão, autor do livro “Empreendendo felicidade” e finalista do prêmio Jabuti com o livro “lYdereZ”. Em sua aula, ele trará reflexões importantes sobre felicidade, liderança e comportamento humano.
Os conteúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares. Em breve, serão lançados também aplicativos para cada meio. O Intensivão terá, ao todo, 60 lives. Serão palestras e aulas sobre música, comportamento humano, dramaturgia, entre outros.