Tribuna Ribeirão
Cultura

Secretaria lança plataforma cultural

Lançada nesta semana pela Secretaria da Cultura e Econo­mia Criativa, a plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa reúne o que há de melhor na programação cultural produzida por artistas e profissionais do setor. A fer­ramenta disponibiliza gratuita­mente conteúdos inéditos das instituições da pasta.

Estão disponíveis materiais sobre a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu do Futebol, a São Paulo Companhia de Dan­ça, o Projeto Guri, o Theatro São Pedro e o Teatro Sérgio Cardoso.

Na plataforma, também é possível acompanhar o Festival #CulturaEmCasa, com lives de diversos artistas renomados. Com acesso por meio dos sites culturaemcasa.com.br e cul­turaemcasa.sp.gov.br , os con­teúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares. Em breve, serão lançados apli­cativos para cada meio.

O secretário de Cultura e Economia Criativa de São Pau­lo, Sérgio Sá Leitão, destaca que o objetivo da iniciativa é o de disponibilizar a todos os públi­cos conteúdo cultural, artístico e criativo de grande qualidade, totalmente gratuito e com gera­ção de renda para os profissio­nais do setor.

Ele revela que o projeto já existia, mas foi acelerado no contexto da pandemia, rema­nejando os recursos de difusão presencial – impedidas de acon­tecerem – para a difusão virtual. “As pessoas continuam preci­sando de arte, de cultura e de criatividade”, diz o secretário.

Por isso, com a nova plata­forma, o #CulturaEmCasa tor­na-se também um programa de difusão permanente da Secreta­ria de Cultura e Economia Cria­tiva, que será gerido pela Orga­nização Social Amigos da Arte e terá conteúdos produzidos por todas as demais organizações sociais vinculadas.

“Nosso objetivo é que o con­teúdo cultural disponibilizado na plataforma seja amplo e di­verso. É difusão cultural para todos e acesso 100% gratuito”, afirma Danielle Nigromonte, di­retora-geral da Amigos da Arte, organização social que gere a ação. “Vamos disponibilizar conteúdos que não estão pre­sentes em outras plataformas.” Além do espaço para conteú­dos próprios, a plataforma fará o licenciamento de projetos de produtores culturais de todo o Estado, gerando novas oportu­nidades para artistas.

Intensivão
A partir de segunda-feira, 27 de abril, terá início o Intensivão #CulturaEmCasa. Todos os dias, ao meio-dia, profissionais irão compartilhar seu conhecimen­to e expertise em aulas sobre os diversos ofícios nos campos da cultura e da criatividade.

Os vídeos ficarão disponíveis posteriormente na plataforma, que no lançamento já dispõe de mais de 200 títulos. Além do conteúdo audiovisual, o canal conta com quatro mil livros gra­tuitos, disponíveis graças a uma parceria com a Amazon.

O primeiro Intensivão #Cul­turaEmCasa será com o pales­trante Pedro Salomão, autor do livro “Empreendendo felicida­de” e finalista do prêmio Jabuti com o livro “lYdereZ”. Em sua aula, ele trará reflexões impor­tantes sobre felicidade, liderança e comportamento humano.

Os conteúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares. Em breve, serão lançados também aplicativos para cada meio. O Intensivão terá, ao todo, 60 lives. Serão palestras e aulas sobre música, comportamento humano, dra­maturgia, entre outros.

Postagens relacionadas

Shopping Iguatemi apresenta adaptação de clássico “Pluft o fantasminha”

Redação 1

Fãs brasileiros de Taylor Swift iniciam movimento ‘Fiscaliza Procon’ no Twitter

William Teodoro

O humor caipira de Marcus Cirillo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com