Tribuna Ribeirão
Cultura

Secretaria lança plataforma cultural

Lançada nesta semana pela Secretaria da Cultura e Econo­mia Criativa, a plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa reúne o que há de melhor na programação cultural produzida por artistas e profissionais do setor. A fer­ramenta disponibiliza gratuita­mente conteúdos inéditos das instituições da pasta.

Estão disponíveis materiais sobre a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu do Futebol, a São Paulo Companhia de Dan­ça, o Projeto Guri, o Theatro São Pedro e o Teatro Sérgio Cardoso.

Na plataforma, também é possível acompanhar o Festival #CulturaEmCasa, com lives de diversos artistas renomados. Com acesso por meio dos sites culturaemcasa.com.br e cul­turaemcasa.sp.gov.br , os con­teúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares. Em breve, serão lançados apli­cativos para cada meio.

O secretário de Cultura e Economia Criativa de São Pau­lo, Sérgio Sá Leitão, destaca que o objetivo da iniciativa é o de disponibilizar a todos os públi­cos conteúdo cultural, artístico e criativo de grande qualidade, totalmente gratuito e com gera­ção de renda para os profissio­nais do setor.

Ele revela que o projeto já existia, mas foi acelerado no contexto da pandemia, rema­nejando os recursos de difusão presencial – impedidas de acon­tecerem – para a difusão virtual. “As pessoas continuam preci­sando de arte, de cultura e de criatividade”, diz o secretário.

Por isso, com a nova plata­forma, o #CulturaEmCasa tor­na-se também um programa de difusão permanente da Secreta­ria de Cultura e Economia Cria­tiva, que será gerido pela Orga­nização Social Amigos da Arte e terá conteúdos produzidos por todas as demais organizações sociais vinculadas.

“Nosso objetivo é que o con­teúdo cultural disponibilizado na plataforma seja amplo e di­verso. É difusão cultural para todos e acesso 100% gratuito”, afirma Danielle Nigromonte, di­retora-geral da Amigos da Arte, organização social que gere a ação. “Vamos disponibilizar conteúdos que não estão pre­sentes em outras plataformas.” Além do espaço para conteú­dos próprios, a plataforma fará o licenciamento de projetos de produtores culturais de todo o Estado, gerando novas oportu­nidades para artistas.

Intensivão
A partir de segunda-feira, 27 de abril, terá início o Intensivão #CulturaEmCasa. Todos os dias, ao meio-dia, profissionais irão compartilhar seu conhecimen­to e expertise em aulas sobre os diversos ofícios nos campos da cultura e da criatividade.

Os vídeos ficarão disponíveis posteriormente na plataforma, que no lançamento já dispõe de mais de 200 títulos. Além do conteúdo audiovisual, o canal conta com quatro mil livros gra­tuitos, disponíveis graças a uma parceria com a Amazon.

O primeiro Intensivão #Cul­turaEmCasa será com o pales­trante Pedro Salomão, autor do livro “Empreendendo felicida­de” e finalista do prêmio Jabuti com o livro “lYdereZ”. Em sua aula, ele trará reflexões impor­tantes sobre felicidade, liderança e comportamento humano.

Os conteúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares. Em breve, serão lançados também aplicativos para cada meio. O Intensivão terá, ao todo, 60 lives. Serão palestras e aulas sobre música, comportamento humano, dra­maturgia, entre outros.

Postagens relacionadas

Casa de Portinari comemora 51 anos

William Teodoro

Ópera em Ação promove oficinas gratuitas em cinco cidades brasileiras

William Teodoro

Com ‘nível Game of Thrones’, Record estreia sétima temporada de Reis

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com