A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Banco de Alimentos, lançou o projeto “NutriAção” com o objetivo de oferecer kits com alimentos hortifruti para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social por meio de parceria com a iniciativa privada, associações sem fins lucrativos e outros entes que manifestarem interesse em participar do projeto
A primeira parceria será realizada com o Ceasa de Ribeirão Preto para entregar inicialmente 50 kits de hortifruti por semana, que serão destinados para quatro comunidades em sistema de revezamento, sendo uma comunidade por semana.
Para Ademir Cipriano, gerente de Entrepostos do Ceasa de Ribeirão Preto, a parceria vai ao encontro das prioridades da Ceagesp. “Essa é a forma exata de concretizar o desejo do nosso presidente, Coronel Melo, de podermos atender cada vez mais famílias. Tenho certeza que é a porta de entrada para muitos outros programas em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto”.
José Carlos da Cruz, responsável pelo Banco de Alimentos há 20 anos, ressalta a importância deste tipo de ação na tentativa de conseguir atender mais famílias. “Agora nós conseguiremos ajudar ainda mais pessoas. Toda ação e toda parceria são bem-vindas em um período tão difícil de pandemia. Não mediremos esforços para que possamos aumentar ainda mais o número de kits”.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Renata Corrêa Gregoldo, o projeto é uma ação completa. “Além de oferecer um alimento nutritivo, nossa intenção é inserir essas famílias no Cadastro Único, se necessário, aumentar a abrangência de famílias referenciadas nos Cras e possibilitar o mapeamento e o diagnóstico das demandas sociais do município”, diz.
“A continuidade e perenização desta ação consistem num cronograma de visitas nessas comunidades através do nosso ônibus itinerante, para aproximar e acolher ainda mais essas pessoas em situação de vulnerabilidade social”, conclui.
As inscrições vão até esta quarta-feira, 3 de fevereiro, às 12 horas, de devem ser enviadas para o e-mail psb@semas. pmrp.com.br, conforme modelo disponibilizado no edital. O líder comunitário deverá fazer a indicação de cada família a ser beneficiada, que será previamente selecionada pela Secretaria de Assistência Social, de acordo com os critérios socioassistenciais do Projeto “NutriAção”.
O interessado deve ter renda per capita de até ou inferior a um quarto do salário mínimo vigente, maior quantidade de membros que compõem o grupo familiar, principalmente crianças e adolescentes, grupo familiar com pessoa com deficiência e/ou pessoa idosa e grupo familiar com pessoa acometida com doença grave. Para mais informações, o telefone da Secretaria Municipal de Assistência Social é 3611-6000. A sede da pasta fica na rua Augusto Severo nº 819, Vila Tibério.