Após o período de inscrições e agendamento para a castração gratuita de cães e gatos, realizada pela prefeitura de Ribeirão Preto neste ano, estão sendo efetivados os procedimentos cirúrgicos dos animais, que seguem até o mês de agosto. A iniciativa foi organizada pela Divisão de Bem-Estar Animal, ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A ação possibilitou que cada tutor cadastrasse até cinco pets para o procedimento. Neste ano, foram cadastrados mais de 1.700 animais. Conforme explica o chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, Guilherme Caniceiro, são muitos os benefícios para realizar a castração dos animais, como a diminuição do abandono de animais devido a nascimentos indesejados e a redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas.
Ele cita neoplasias e piometra (infecção uterina) e a redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a raiva e a leishmaniose, entre outros. “Também contribui para o problema da superpopulação de animais carentes e abandonados devido a nascimentos indesejados, que é um problema social. Pesquisas demonstram que um casal de pets, durante sua vida reprodutiva, pode ser responsável por números expressivos de descendentes”, destaca.