Nesta quarta-feira, dia 6 de abril, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão e o vereador Alessandro Maraca participaram do lançamento do “Cultura Livre: Programa de Formação e Fortalecimento”, que vai ampliar a oferta de vagas das Oficinas Culturais nos cinco Centros Culturais da cidade.
O programa tem como principal objetivo aproximar crianças, jovens e a população em geral das mais diversas formas de expressão artístico-culturais e tornar acessível cursos livres de formação artística, promovendo, através das artes, a sociabilidade, as práticas de ética e cidadania e o respeito às diferenças.
Duarte Nogueira destacou que a tarefa do Poder Público é oferecer mais oportunidades às pessoas, estimulando a economia da cidade. “A Cultura é um dos meios de ativação da economia criativa. Por isso, devemos descentralizar e ramificar nossas ações nos Centros Culturais. Quanto mais oportunidade oferecermos, mais iremos estimular as aptidões que estão dentro de cada uma das pessoas que estão tendo essas oportunidades e teremos profissionais artísticos mais capacitados”, disse.
O Cultura Livre já representa para os Centros Culturais um aumento de 23,5% na quantidade de cursos oferecidos, saindo de 17 em 2022 para os atuais 21, como Artes Cênicas, Básico de Informática, Musicalização, Violão Popular e Clássico, Canto Coral, Jazz, Grafite, entre outros cursos.
Houve também um aumento considerável na quantidade de vagas disponíveis, saindo de 902 para 2.024, um salto de 124,3% entre os anos de 2022 e 2023. Deste total, de vagas, 942 são remanescentes e estão disponíveis para a população fazer sua inscrição em uma das modalidades.
“Quem ama, liberta, e o maior ato de amor que podemos oferecer é a liberdade. Através da cultura, nossas crianças e jovens de Ribeirão Preto terão liberdade para questionar e construir uma cidade melhor, para pensar e aprender. Com liberdade e cultura, estamos plantando uma semente para ter uma sociedade melhor e mais acolhedora”, explicou Pedro Leão.
Baseadas em um processo pedagógico especialmente elaborado, os Centros Culturais fazem parte de um projeto complementar à educação fundamental e ensino médio, em um processo de aprendizagem que envolve as famílias e transforma as relações interpessoais na comunidade, despertando nas crianças e jovens o interesse pelo fazer e o saber cultural.
Durante o lançamento do Cultura Livre, foram entregues 95 novos instrumentos, como Chocalhos, Pandeiros, Teclados, Violões, Violinos, Triângulos, Atabaques, entre outros que serão utilizados nas aulas de músicas dos Centros Culturais.
Também será oferecido o “Cultura Livre: Programa de Circulação de Cursos” para ampliar o atendimento da população com a descentralização das atividades de formação e fortalecimento além dos Centros Culturais. Em parceria com outras Secretarias, Autarquias e Entidades Sociais, o Programa vai levar o conteúdo pedagógico de atividades como Circo, Capoeira e Danças Urbanas.
Inscrições das vagas remanescentes
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de abril, das 8h às 11h e das 14h às 16h30, diretamente no Centro Cultural que o aluno deseja participar da atividade. É necessário levar cópia do RG ou certidão de nascimento do aluno, cópia do RG ou CNH do responsável pela matrícula, cópia do comprovante de endereço recente e declaração de matrícula escolar.
Centros Culturais
Centro Cultural Campos Elíseos
Endereço: Rua Capitão Salomão, nº 250 – Campos Elíseos
Contato: (16) 3635-5667
CEU das Artes
Endereço: Rua Benedito Jacinto de Souza, nº 330 – Jardim Florestan Fernandes
Contato: (16) 3904-9595
Centro Cultural Quintino II
Endereço: Rua Ernesto Petersen, nº 36 – Quintino Facci II
Contato: (16) 3638-2444
Centro Cultural Vila Tecnológica
Endereço: Rua. Américo Bíscaro, nº 1 – Jardim Alexandre Balbo
Contato: (16) 3639-0490
Centro Cultural Palace
Endereço: Rua Álvares Cabral, nº 322
Contato: (16) 3636-9187 e 3636-2893