Com o objetivo de ampliar o alcance àqueles que se enquadram nos critérios para realizar refeições gratuitas no Bom Prato, o Centro de Referência Especializado para Atendimento à População em Situação de Rua (Centro POP) da Secretaria Municipal da Assistência Social, disponibilizou uma equipe na praça Francisco Schmidt, no Centro Velho de Ribeirão Preto, para cadastrar as pessoas que não estejam abrigadas nos serviços de acolhimento da Semas.
A ação ocorreu na última terça-feira, 23 de junho, e será repetida no local nesta quinta-feira (25), das nove às 12 horas e das 13 horas às 16h30. A medida, prevista até 31 de julho, contemplará 200 pessoas em Ribeirão Preto e é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. O cadastramento teve início na semana passada e, até o momento, cerca de 70 pessoas já estão habilitadas para fazer as refeições gratuitamente.
“É um auxílio fornecido em Ribeirão Preto que irá permitir que essas pessoas tenham direito à alimentação todos os dias. Montamos um ponto de atendimento na praça Schmidt por ser um lugar de grande circulação e a nossa expectativa é que os 200 beneficiados sejam cadastrados até o final desta semana”, afirma o secretário da Assistência Social, Guido Desinde Filho.
Por dia, o Bom Prato vai oferecer três refeições gratuitas, sendo café da manhã, almoço e jantar, mediante apresentação de um cartão com QR Code. O Centro Pop é a unidade de referência para cadastro dos beneficiados, sendo que a ação tem sido divulgada pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas).
“É uma iniciativa de extrema importância, pois é preciso atender, inclusive, aqueles que não acessam os serviços de acolhimento do município. Muitas vezes, a pessoa em situação de rua opta em não ir, ou não permanecer em acolhimento, onde são ofertadas as refeições. Portanto, é mais uma forma de garantir o direito de qualquer cidadão a ter uma alimentação, principalmente durante a pandemia”, afirma.
Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), em abril a Semas realizou uma parceria com a Secretaria Municipal do Esportes para oferecer atendimento às pessoas em situação de rua na Cava do Bosque, com capacidade para 130 acolhidos por dia. A pasta também oferece acolhimento 24 horas às pessoas em situação de rua na Casa de Passagem. Os locais oferecem refeições, banho e dormitório.
O Centro POP atende de segunda a sexta-feira, das oito às 17 horas, com refeições, banho, dormitório e atividades. Caso algum munícipe perceba uma pessoa em situação de rua, a orientação é entrar em contato com o Fale Assistência Social, por meio dos telefones 161 e 0800 77 30 161, para informar a localização.
Desde o início de abril, os 59 restaurantes Bom Prato passaram por rápidas adaptações com o intuito de servir as refeições para viagem, em embalagens e com talheres descartáveis. O horário de atendimento, durante o período, também foi ampliado para evitar aglomerações – os cafés da manhã são servidos das sete às nove horas,
Os almoços acontecem das dez às 15 horas e jantares das 17h30 às 19 horas, ou enquanto houver refeições disponíveis. Em Ribeirão Preto, o Bom Prato foi inaugurado em 22 de novembro de 2005 e fica na rua Saldanha Marinho nº 765, no Centro Velho.
Em dias normais serve 2.050 refeições, sendo 1.750 no almoço a R$ 1 e 300 no café da manhã, a R$ 0,50. A entidade responsável pela unidade é Associação Espírita Casas de Betânia. Desde sua inauguração, o restaurante já atendeu mais de 4,6 milhões de pessoas. Atualmente só serve marmitex por causa da covid-19.