Para celebrar os dez anos da criação do Microempreendedor Individual, o Sebrae-SP vai promover, em Ribeirão Preto, na semana que vem, a sétima edição da Semana do MEI. O evento terá como tema “Conhecimento para você, sucesso para o seu negócio!”. As atividades são gratuitas e serão realizadas entre segunda (20) e sexta-feira, 24 de maio.
Para consultar toda a programação e saber como participar das atividades online, acesse semanadomei.sebraesp.com.br ou ligue 0800 570 0800. Durante a Semana do MEI, o Sebrae-SP estará de portas abertas na rua Inácio Luiz Pinto nº 280, no Alto da Boa Vista, Zona Sul da cidade, segunda a sexta-feira, das nove às 17 hotras.
A Central de Atendimento estará 24 horas em funcionamento. Os MEIs são profissionais de mais de 500 atividades que podem ter renda anual de até R$ 81 mil e contar com um funcionário. Atualmente, há cerca de 8,3 milhões no Brasil, sendo mais de 2,2 milhões apenas no Estado de São Paulo.
As 16 unidades do Sebrae da região terão a transmissão de palestras com convidados do mercado – Altinópolis, Barrinha, Brodowski , Cravinhos, Guariba, Jaboticabal, Jardinópolis, Monte Alto, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Ribeirão Preto, Santa Rosa do Viterbo, São Simão e Serrana.
Segundo a Superintendência da Receita Federal de São Paulo, o número de MEIs formalizados em Ribeirão Preto no ano passado cresceu 0,46% em comparação com 2017. Passou de 36.409 para 36.578, acréscimo de 169 empreendedores. A média mensal saltou de 3.034 para 3.048, e a diária ficou estável, em cerca de 101.
São quatro por hora, média de um MEI a cada 25 minutos. Em comparação com 2016, a alta foi de 17,4%. Naquele ano, Ribeirão Preto formalizou 31.161 empreendedores, 2.596 por mês, 86 por dia e três por hora, um a cada 20 minutos. O MEI de Ribeirão Preto pode, desde 14 de maio do ano passado, formalizar sua situação em tempo recorde.
Em até 26 minutos é possível abrir o empreendimento, buscar a formalização e assim gerar renda e oportunidade de trabalho. Desde a mudança do MEI – Sala do Empreendedor Municipal, da rua Laguna para o novo local no Novo Shopping, o município otimizou o serviço com a informatização e capacitação dos profissionais que operam o sistema.
Segundo a coordenadora Adriana Carvalho, do Posto Avançado de Atendimento, antes eram atendidos 361 casos por mês. Entre maio e dezembro do ano passado, foram realizados 12.797 procedimentos no Poupatempo Ribeirão Preto, média mensal de 1.421. Neste período foram formalizados 3.467 MEIs – 385 a cada 30 dias – e outros 434 passaram por atualização. Em média, o posto realizou uma atendimento a cada oito minutos e um MEI foi formalizado a cada 26 minutos.
Durante a semana do MEI, todas as atividades do Escritório Regional de Ribeirão Preto do Sebrae-SP estarão voltadas para tirar dúvidas sobre o funcionamento da modalidade e orientar sobre as vantagens da formalização, promover oficinas de capacitação, apresentar ideias de negócios e dar orientação financeira. Outros serviços gratuitos, como a elaboração da Declaração Anual, impressão de DAS e consulta de débitos também estarão disponíveis.
A programação inclui palestras rápidas com orientações práticas e efetivas para gestão do negócio; apresentação e estudo de casos práticos simulando os desafios do empreendedor e permitindo debates e soluções; oficinas on-line que os espectadores poderão assistir de casa e interagir com o facilitador, realizando exercícios e esclarecendo suas dúvidas; e orientações sobre como obter crédito e aplicá-lo corretamente.