Em 2021, outro ano extremamente desafiador, o Sebrae-SP optou por incorporar o enorme contingente de pequenos negócios – 5 milhões – ao novo cenário de oportunidades que surgiram com a pandemia. Afinal, era preciso garantir a solidez desses empreendimentos para que cumprissem seu importante papel social. Foram eles os grandes responsáveis pela criação de novos postos de trabalho (em média, 70%) no ano passado.
Agimos focados em transformar realidades. Foram mais de 5 milhões de atendimentos realizados, sendo que 3,8 milhões pela via digital. Em pesquisa junto aos empresários atendidos, 89% relataram manutenção ou aumento no faturamento, 98% incorporaram práticas inovadoras e 60,5% informaram manutenção ou redução nos custos.
Dentre esses atendimentos estão os mais de 463 mil empreendedores capacitados pelo programa Empreenda Rápido, totalmente focado na inclusão produtiva; assim como os milhares de empresários atendidos nos 150 projetos de desenvolvimento local (PDLs), implantados com respeito à vocação regional.
Ser sinônimo de presença foi possível com a total integração de esforços e recursos dos parceiros municipais e estaduais. Em 2021, inauguramos 128 postos Sebrae Aqui, totalizando 362 unidades em atividade, com cobertura a 90% dos pequenos negócios.
A transformação digital do Sebrae-SP garantiu outros saltos significativos. Exemplo foi a Feira do Empreendedor 2021, o maior evento digital de empreendedorismo do mundo. Em cinco dias, foram quase 200 mil atendimentos a 50,5 mil clientes distintos que acessaram a plataforma inédita Sebrae Experience e geraram negócios futuros na ordem de R$ 150 milhões.
Aprovamos ainda investimentos de R$ 350 milhões a serem aplicados até 2024 em programas e soluções que alavanquem e promovam comercialmente tecnologias que estão sendo produzidas nos centros tecnológicos paulistas. Este recurso vai permitir, por exemplo, consolidar o apoio às 1,4 mil startups já apoiadas pelo Sebrae-SP em 120 municípios. Um hub poderoso de 25 parceiros sendo formando para implementar todas estas ações.
O ciclo de apoio se completa com o apoio à cultura empreendedora. Remodelamos o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que atendeu 460 mil alunos das redes pública e privada, e nacionalizamos a Faculdade Sebrae. Em parceria com Sebrae Nacional e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), na faculdade serão capacitados, até 2023, quase 600 mil professores da rede pública de ensino de todo o Brasil, em temas focados na cultura empreendedora.
Neste ano, quando o Sebrae completa 50 anos de apoio ao pequeno negócio, vamos continuar sendo presença que transforma, levando aos empreendedores ações de alto impacto. Esse é o legado do Sebrae presente.