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Sebrae lança guia com soluções empreendedoras para candidatos

Falta pouco tempo para os mais de 147 milhões de eleitores aptos a votar no país escolherem seus candidatos nas eleições municipais de 2020. Com o primeiro turno marcado para 15 de novem­bro, devido à pandemia do novo coronavírus, a corrida dos candidatos agora é para se destacar entre os mais de 542,3 mil inscritos no pleito de 2020.

Pensando nisso, o Ser­viço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou o Guia do Candidato Empreendedor “10 dicas do Sebrae”. A ideia é inserir pautas voltadas ao empreendedorismo nas cam­panhas eleitorais, contribuir com soluções já testadas e aprovadas em todo o Brasil e colocar prefeitos e vereadores em posição proativa e com­prometida com os cidadãos e com as contas públicas.

Entre as dicas, está o for­talecimento da identidade do município, desburocratizar e simplificar, qualificar quem mais precisa e gerar mais empregos, já que com a crise gerada pela covid-19 não foi só a saúde que perdeu forças. A economia brasileira sofreu grande impacto, deixando milhões de desempregados nesse período.

O Brasil tem hoje, segun­do dados do Sebrae, mais de sete milhões de micro e pe­quenas empresas e mais de 10,6 milhões de microempre­endedores individuais (MEI). Após a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa criada em 2006, já foram gerados mais de 13,5 milhões de empregos por meio dessa modalidade.

“Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a entidade quer estimular a população no debate do em­preendedorismo na campa­nha política, a escolher bem o candidato empreendedor, aquele que pode ajudar mais as micro e pequenas empre­sas no futuro.

Ele defende que as micro e pequenas empresas mostrem o valor em meio à retoma­da econômica no cenário de pandemia. O representante nacional acredita que, por meio do empreendedorismo, será possível ajudar candida­tos a elaborarem propostas mais claras e viáveis para a população.

A meta é que o Guia seja utilizado durante todo o mandato dos eleitos, e não somente no período eleito­ral. Segundo Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, é manter a agenda com encon­tros pós-eleição com novos gestores e visita aos municí­pios nos primeiros 100 dias de 2021 para um balanço e reforço da parceria.

O Sebrae tem algumas iniciativas junto aos gestores municipais que podem con­tribuir com o debate. Lança­do em 2000, o Prêmio Sebrae Prefeito já está em sua déci­ma edição, com uma marca de quase dez mil prefeitos inscritos, 918 vencedores es­taduais e 94 vencedores na­cionais e quase dez mil prá­ticas inovadoras cadastradas.

Outra iniciativa é o Pro­grama Cidade Empreende­dora. O objetivo, segundo o Sebrae, é a transformação local pela implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e de políticas estruturantes de desenvolvimento, engajando a gestão pública e lideranças locais na melhoria do am­biente de negócios, além de contribuir para o desenvolvi­mento econômico local, ge­rando ocupação e renda.

O Guia do Candidato Em­preendedor é uma iniciativa do Sebrae com apoio da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Pú­blico, e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

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