Vinte e uma startups de base científica e tecnológica do Estado de São Paulo foram selecionadas para receber R$ 25 milhões, ou R$ 1,2 milhão cada, em média, para ajudar no desenvolvimento de soluções inovadoras. A ação é resultado do primeiro edital lançado pelo convênio entre Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae -SP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O edital foi lançado por meio do Pipe, programa de apoio de pesquisa para inovação em empresas, para o qual foram submetidas 87 propostas no total. Duas startups são de Ribeirão Preto: a InSitu Terapia Celular e a Onkos Diagnósticos Moleculares.
A primeira utiliza a terapia celular como ferramenta para o tratamento de feridas crônicas, queimaduras graves e recessão gengival. Para isso desenvolve produtos baseados em cultivo celular associados a tecnologias como a bioimpressão 3D e o isolamento de nanoativos derivados das células-tronco.
A Onkos Diagnósticos Moleculares é uma empresa fornecedora de testes diagnósticos baseados em expressão de genes proprietários, focados em fornecer respostas a incertezas diagnósticas em oncologia, evitando procedimentos desnecessários.
Além de oferecer apoio à pesquisa, viabilizado com os recursos da Fapesp, a parceria determina que os recursos do Sebrae possam ser utilizados pelas empresas para ações de acesso a mercado, como desenvolvimento comercial, participação em feiras e consultorias para captação de investimentos, internacionalização e outras atividades que ajudem a empresa a entrar no mercado.
As startups selecionadas estão em fase de formalização com a Fapesp para o recebimento dos recursos e serão atendidas pelo Sebrae a partir de abril por meio do programa Start, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Durante dois anos, cada startup terá uma pessoa especialista que fará o acompanhamento das ações desenvolvidas, além de ter acesso a mentorias gratuitas conforme as próprias necessidades.
Mil vagas
O Sebrae-SP oferece mais de mil vagas para atender startups paulistas em busca de reforço para se estruturar, crescer e expandir seu mercado. As oportunidades atendem às mais diversas necessidades dos pequenos negócios inovadores: acesso a capital, aceleração, vendas e internacionalização, entre outros temas.
As ações são voltadas para startups em diferentes momentos da jornada, desde iniciantes a avançadas, em fase de tração e escala, e para aquelas que atuam em áreas específicas do mercado (saúde, agro, startups científicas, fintechs etc). Informações no site do Sebrae-SP.