A Secretaria Municipal da Saúde seguirá a orientação do governo de São Paulo e estenderá a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) para toda a população de Ribeirão Preto a partir de seis meses de idade. A imunização ocorrerá enquanto houver estoque da vacina disponível, de acordo com o Estado.
Nesta campanha, o sistema de agendamento prévio estará disponível a partir das 8h30 de segunda-feira, 12 de julho, no site da prefeitura de Ribeirão Preto (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977- 9442. A vacinação será realizada em 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
O credenciamento será adotado para manter a organização, evitar aglomerações nas unidades de saúde e manter os protocolos de prevenção de transmissão da covid-19. Nos locais de vacinação (UBS’s), as pessoas desta faixa etária devem apresentar algum documento oficial com foto.
Pode ser o Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros. Também terá de portar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atualizado, cartão de vacinação contra a covid-19 (para quem pertence a algum dos grupos já imunizados) e o número do protocolo do agendamento.
Serão respeitados os protocolos de prevenção, com salas de vacinação organizadas para evitar aglomerações, com distanciamento entre mesas e profissionais e pacientes, além da disponibilização de álcool para higienização das mãos.
Idosos nas faixas etárias de 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades que receberam a vacina contra a covid-19 em período inferior a 14 dias não poderão receber a vacina contra a influenza nesses dias. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, no ano passado, o público-alvo total na cidade era formado por 235.952 pessoas dos grupos prioritários.
Neste ano, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado em 1º de julho e com dados de até 30 de junho, a cidade registrou um caso e uma morte pelo vírus influenza B neste ano. Não há ocorrências de influenza A não subtipado, H1N1 e H3N2. Em 2020 foram doze casos e quatro óbitos, contra 62 ocorrências e 13 mortes em 2019.
No período anterior (2018), Ribeirão Preto registrou 104 infecções e 23 vítimas fatais. Entre 2015 e o ano passado foram 317 casos e 60 mortes na cidade. Em 2020, a cidade registrou 3.161 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) atribuídas ao vírus influenza e 965 óbitos. Neste ano já são 4.701 ocorrências e 1.601 mortes.