Tribuna Ribeirão
Saúde

Saúde vai vacinar mais 8.500 crianças

GOVERNO DE SÃO PAULO

A Secretaria Municipal da Saúde espera vacinar contra a covid-19, nas próximas 48 horas, 8.500 crianças de 9 a 11 anos de idade. Nesta terça-fei­ra, 25 de janeiro, 6.000 serão imunizadas, a partir das 8h30, em 36 das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade.

O agendamento para este grupo foi aberto nesta segun­da-feira (24), no site da pre­feitura de Ribeirão Preto, mas todas as vagas foram preenchi­das, segundo a secretaria – até as 17 horas, 5.860 pais ou res­ponsáveis haviam cadastrado seus filhos, enteados e afins para a imunização.

Ainda nesta terça-feira, a partir das 9h30, mais 2.500 va­gas para este grupo de crianças de 9 a 11 anos serão disponi­bilizadas. A campanha para es­ses meninos e meninas será na quarta-feira (26), a partir das 8h30, em 18 postos da cidade com sala de vacinação.

Ribeirão Preto já soma 11.000 vagas abertas para me­nores de 12 anos desde o dia 17, incluindo 2.500 para meni­nos e meninas de 5 a 11 anos portadores de comorbidades ou deficiência permanente, que foram imunizados nos dias 18, 21 e 24 de janeiro.

Destes, 1.444 receberam a primeira dose da vacina pedi­átrica na terça-feira da semana passada. Eram esperados mais mil garotos e garotas na sexta­-feira (550) e nesta segunda­-feira (450). Este público-alvo recebeu o imunizante da Pfi­zer/BioNTech. A meta na ci­dade é vacinar 60 mil crianças nesta faixa etária.

Agendamento
O agendamento para es­tas 2.500 crianças de 9 a 11 anos que serão vacinadas na quarta-feira deve ser feito no portal oficial da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br). Também pode ser efetua­do pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442.

Assim como já acontece com idosos, adultos e adoles­centes, a pasta manteve o aten­dimento em domicílio para as crianças. As pessoas acamadas deste grupo podem receber o imunizante em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais pró­xima ou no próprio Serviço de Atenção Domiciliar, pelo tele­fone 3977-7111.

O pré-cadastro no site Va­cina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) é recomendado para todos os públicos incluídos no calen­dário de imunização. Também dá acesso ao site para impres­são da ficha do Vacivida. No final de semana, o 13º Depar­tamento Regional de Saúde (DRS XIII) recebeu 93.700 doses da Coronavac, vaci­na do Instituto Butantan e da chinesa Sinovac Life Science.

Documentos
Nos locais de vacinação, os pais ou responsáveis dessas 6.000 crianças de 9 a 11 anos devem apresentar algum do­cumento oficial com foto – Re­gistro Geral (RG), por exemplo –, comprovante de residência, ficha do Vacivida preenchida e número do protocolo do agen­damento.

A criança deverá compare­cer à vacinação acompanhada de um adulto responsável ou levar o termo de consentimen­to livre e esclarecido assinado por um de seus representan­tes legais. O documento está disponível no link www.ribei­raopreto.sp.gov.br/portal/pdf/saude68202105.pdf.

No dia 21, o Ministé­rio da Saúde (MS) incluiu a Coronavac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no Plano Nacional de Ope­racionalização da Vacinação Contra a Covid-19. A pasta abriu negociações com o Ins­tituto Butantan, responsável pela produção do imunizan­te, para a aquisição de doses.

Gêmeas pioneiras
A Agência Nacional de Vi­gilância Sanitária (Anvisa) libe­rou a aplicação do imunizante em crianças e adolescentes no dia 20 – o produto não é per­mitido em casos de menores imunossuprimidos (com bai­xa imunidade). O imunizante será aplicado em duas doses, com intervalo de 28 dias.

Em Ribeirão Preto, as primeiras a receber a dose da vacina da Pfizer foram as gêmeas Beatriz e Manuela Botosso, de 8 anos. Elas fo­ram imunizadas em um ato simbólico na Unidade Bási­ca de Saúde Hélio Lourenço de Oliveira, a UBS do Santa Cruz do José Jacques.

Remessas
Além das 93.700 doses libe­radas para o DRS de Ribeirão Preto, 72.000 foram enviadas pelo Plano Estadual de Imuni­zação (PEI) para os Departa­mentos Regionais de Saúde V, de Barretos (25.800), e VIII, de Franca (46.200), totalizando 165.700 cargas de Coronavac para a macrorregião vacinar crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

O calendário de vacinação de crianças no estado de São Paulo prevê prazo de três se­manas para aplicação da dose inicial contra a covid-19 em todos os 4,3 milhões de me­ninos e meninas paulistas. As datas foram definidas devido à aprovação da Coronavac para crianças acima dos 6 anos, com exceção das imu­nossuprimidas.

Média diária
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a capacida­de diária de vacinação pode superar 250 mil atendimentos com adesão maciça da popula­ção e disponibilidade de doses. O cronograma e o calendário completo de vacinação podem ser consultados no site www. vacinaja.sp.gov.br.

O Estado de São Paulo vaci­nou 308,3 mil crianças contra a covid-19, entre 5 e 11 anos, até as 15h30 desta segunda-feira (24). O número corresponde a 7,69% da população desta faixa etária, que recebeu a primeira dose do imunizante.

Postagens relacionadas

Saúde recomenda uso de máscara por causa do aumento de casos de Covid

William Teodoro

Pesquisa desenvolve tratamento para preservar rim em caso de câncer

William Teodoro

Postos estão sem vacina que protege recém-nascidos contra 5 doenças

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com