A prefeitura de Ribeirão Preto abriu licitação – na modalidade pregão eletrônico – visando a contratação de empresa de vigilância para fazer a segurança de Unidades de Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O custo estimado é de R$ 1.108.637,94. A duração do contrato é de doze meses.
O certame prevê vigilância desarmada, 24 horas por dia, nas unidades Waldemar Barnsley Pessoa (Parque Ribeirão Preto) e Doutor Luiz Phelipe Tinoco Cabral (Adão do Carmo Leonel), ambas na Zona Oeste, além da Divisão de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde.
O pregão será realizado no dia 9 de novembro, às 14 horas. Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde revela que, entre janeiro de 2022 e 16 de setembro deste ano, 51 unidades de saúde do município sofreram furtos ou tentativas, danos a equipamentos e agressões a servidores.
Neste período, a média de ocorrências foi de 2,5 por mês e o aparelho mais furtado foi o telefone celular, com onze casos. A campeã de casos é a Unidade de Saúde da Família Doutor Álvaro Panazzolo (USF da Vila Albertina), na Zona Norte, com seis registros.
A UBS do bairro Adão do Carmo, na Zona Oeste, aparece com cinco registros. A do Parque Ribeirão foi alvo de um furto neste período. Segundo a prefeitura as unidades de saúde são patrulhadas por viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
As rondas são periódicas e também conforme solicitação feita pelo telefone de emergência da Guarda Civil Metropolitana, número 153. Informou, ainda, que as unidades de saúde do município possuem vigilantes contratados por empresa terceirizada.