A Secretaria Municipal da Saúde vai aplicar mais 16 mil doses da vacina contra a covid-19 em pessoas de três grupos de Ribeirão Preto. São 4.000 vagas para pessoas que estão com a segunda dose de três imunizantes: AstraZeneca/ Oxford/Fiocruz, Coronavac/Sinovac/Butantan e Pfizer/BioNTech em atraso.
A da AstraZeneca é para quem recebeu a primeira dose até 3 de agosto. A vacina Coronavac para pessoas inicialmente imunizadas até 26 de setembro e a da Pfizer, para quem foi vacinado até 2 de outubro, mas apenas para maiores de 18 anos. O agendamento teve início na tarde desta sexta-feira, 22 de outubro, no site da prefeitura.
Este grupo será imunizado neste sábado (23), a partir das 8h30, em duas das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ribeirão Preto. Levantamento da Secretaria Municipal da Saúde aponta que, em Ribeirão Preto, cerca de 40 mil moradores não receberam a segunda e a terceira dose da vacina contra covid-19 por algum motivo e estão com a imunização em atraso.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, esta situação deixa a pessoa mais vulnerável à doença, pois quem não completa o ciclo vacinal fica menos protegido. Ela acredita que a mudança da regra para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer, de 90 para 21 dias de intervalo entre a primeira e segunda dose para pessoas com 18 anos para cima, tenha contribuído para a abstenção.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 4.400 doses de vacina da Pfizer/BioNTech podem ser descartadas porque a data de validade está para expirar. Ribeirão Preto superou a marca de 60% da população com o esquema de vacinação completo, mas a complementação da imunização com a segunda e terceira dose é fundamental para a proteção contra a covid-19.
Na área de atuação do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cidades, são 118.265 faltosos, sendo que 27.784 foram inicialmente imunizados com a Coronavac/Butantan/Sinovac (23,5%), 32.737 com a AstraZeneca/Oxford/ Fiocruz (27,7%) e 57.744 com a Pfizer/BioNTech (48,8%), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.
Mais grupos
Outras 6.000 pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac em 27 de setembro serão vacinadas na segunda-feira (25), a partir das 8h30, em 36 postos. O credenciamento também foi aberto ontem. A secretaria ainda vai aplicar a terceira dose em 6.000 idosos de 69 a 79 anos que receberam a segunda carga até 26 de abril. Quem completou 80 anos depois dessa data poderá se inscrever.
O agendamento terá início às 8h30 deste sábado e a campanha será na terça-feira (26), em 36 UBS’s. O agendamento para todos esses “ribeirão-pretanos” deve ser feito por meio do portal oficial da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442. As pessoas acamadas podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio Serviço de Atenção Domiciliar, pelo telefone 3977-7111. Na hora do credenciamento o munícipe pode escolher a UBS em que pretende receber a vacina.
Nos locais de vacinação, essas pessoas devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, ficha do Vacivida preenchida, número do protocolo do agendamento e os cartões com as informações da segunda e da primeira dose para quem precisa da terceira e da segunda carga, respectivamente.
O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.com.br) é recomendado para todos os públicos incluídos no calendário de imunização. Também dá acesso ao site do Vacivida. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa. me/5511952202923?text=oi .