A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto divulgou nesta segunda-feira, 20 de agosto, os números do segundo “Dia D“ de mobilização nacional para combate ao sarampo (vacina tríplice viral que protege contra a doença, caxumba e rubéola – SCR) e poliomielite, realizado no último sábado (18). O levantamento feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica mostra que 3.881 crianças na faixa etária de um ano a cinco anos incompletos (quatro anos, onze meses e 29 dias) foram vacinadas.
Desde o início da campanha já foram imunizadas 15.153 crianças, o que representa a cobertura de 50,5% do público-alvo, que é formado por 30.108 crianças. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 95% dessa população. A campanha vai até o dia 31. Ribeirão Preto tem 35 salas de vacinas que permanecem abertas, das oito às 17 horas, também durante a semana, de segunda a sexta-feira. Os horários são variados e conforme o funcionamento de cada unidade de saúde.
“Pedimos aos pais e responsáveis que reservem um tempo para levarem seus filhos aos postos de saúde até o fim da campanha, para evitar problemas mais graves no futuro”, alerta a coordenadora do programa de Imunização de Ribeirão Preto, Mayra Fernanda de Oliveira. A intensificação da campanha em Ribeirão Preto tem como objetivo a prevenção e o aumento da cobertura vacinal da doença em função do registro de um caso não autóctone (importado) no mês de abril, depois de dez anos sem nenhuma ocorrência.
A pasta já adiantou que o vírus da doença não circula no município e não há motivo para alarde. A confirmação o caso ocorreu no dia 10 de abril e revelou que uma profissional da área médica de Dracena (SP) contraiu sarampo no Líbano (foi identificado o genótipo D8, semelhante ao circulante no Oriente Médio), em abril, quando prestava serviços humanitários.
A ocorrência foi registrada em Ribeirão Preto porque, ao voltar do Oriente Médio, ela desembarcou na cidade para visitar a mãe que estava internada em hospital do município. Por ser profissional da área da saúde ela identificou que estava com os sintomas da doença e iniciou o tratamento. A Fundação Santa Lydia, em parceria com o Rotary Clube, promoveu no último sábado (18), ações para fortalecer a campanha de mobilização nacional de combate ao sarampo e à poliomielite para crianças na faixa etária de um ano a cinco anos.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio e a Unidade Básica e Distrital de Saúde (UBDS) do Quintino Facci II, administradas pela fundação, promoveram ações. Foram distribuídos panfletos informativos e fornecidas orientações sobre as de doenças aos pais e responsáveis. Em pontos estratégicos, também foram disponibilizadas faixas informativas.