Serão mantidos apenas atendimentos para puericultura, pacientes com comorbidades, doenças crônicas e com sintomas respiratórios
A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto suspende a partir desta terça-feira (16), os atendimentos nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A medida, segundo a Secretaria, é para diminuir a possibilidade de transmissão do coronavírus nestes locais.
Serão mantidos apenas os serviços da chamada ‘agenda protegida’. Ou seja, caso novo de puericultura, retorno de puericultura até um ano de idade, pré-natal, puerpério, pré-natal do parceiro, pacientes com comorbidades e doenças crônicas descompensadas (pacientes com sintomas respiratórios e com queixas agudas).
Também foram suspensas as coletas de exames laboratoriais de rotina em todas as unidades de saúde, agendamento de consultas via aplicativo “Hora Marcada” e atendimento a grupo de pacientes. Todas as demandas espontâneas de casos leves de pacientes com sintomas respiratórios serão absorvidas pelas equipes de profissionais.
A utilização do teleatendimento, pelos telefones 0800 770 1160 ou pelo 160, deverá ser feita pela população em caso de necessidade, evitando, dessa forma, o deslocamento à unidade se saúde e exposição ao risco de contaminação pela doença. A suspensão a princípio será até o dia 30 de março quando o governo do Estado atualiza o Plano São Paulo.