A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do departamento de Vigilância em Saúde, promove neste sábado, 20 de maio, grande mobilização em parceria com outras pastas da prefeitura de Ribeirão Preto e com escolas públicas e particulares, além da população, para realizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
As ações envolvem as secretarias municipais da Saúde, Educação, Justiça, Assistência Social e Infraestrutura, e serão realizadas nos bairros da região do Distrito Sul, tais como, Adão do Carmo Leonel, Jardim Branca Sales, Parque Ribeirão Preto, Jardim Maria da Graça, Jardim Marchesi e Jardim Progresso.
Neste sábado, no fechamento da semana de mobilização que teve início no dia 15, acontecerá um grande mutirão a ser realizado nos bairros, com a participação de todos os envolvidos. A Secretaria da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, promove nos bairros os arrastões, com a participação dos agentes comunitários em conjunto com os de combate de endemias.
A Secretaria Municipal da Educação está à frente da mobilização nas escolas municipais da região com a realização de várias atividades educativas e também de recolhimento de materiais que possam servir de criadouro do mosquito. As ações preveem que alunos retirem de suas casas todos os recipientes inservíveis que possam acumular água e sejam levados às escolas durante a semana.
Em todas as escolas, foram deixados “bags” para o armazenamento. O material seria recolhido nesta sexta-feira (19), pesado e reciclado neste sábado, pelo programa Mãos Dadas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura participa das ações cedendo os caminhões e ajudantes para a colaboração no recolhimento.
As atividades incluem também a limpeza de terrenos e bocas de lobo nos referidos bairros. A pasta emprestará 16 ajudantes de caminhões para a força tarefa que ocorrerá neste sábado, dia 20. Durante a semana de mobilização, a secretaria realizará a limpeza de casa em situação de acumulação.
A Secretaria da Justiça está promovendo uma grande conscientização no que diz respeito à limpeza dos terrenos na hora da vistoria fiscal. A proposta é intensificar as vistorias nos imóveis abandonados e terrenos, com notificação e limpeza aos proprietários.