O 2º Mutirão da Catarata promovido pela Secretaria Municipal da Saúde contemplará, a partir da próxima semana, 190 cirurgias. As cirurgias serão realizadas na Santa Casa de Misericórdia e Beneficência Portuguesa. Os pacientes, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Ribeirão Preto, serão comunicados sobre data, horário e local.
Durante o 1º Mutirão da Catarata realizado em agosto de 2017, a SMS atendeu 353 pacientes. Na época, a Secretaria Municipal da Saúde anunciou que pretendia zerar a fila de espera de cirurgias de catarata. A estimativa da pasta era que 741 pacientes aguardavam para ser operados.
“A catarata diminui progressivamente a visão e promove a sensação de visão nublada, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração. Isto é, incomoda muito. A nossa expectativa é zerar a fila de espera e trazer de volta o bem-estar dessas pessoas”, explica o secretário da Saúde, o médico Sandro Scarpelini.
Ortopedia e cirurgia geral – No período de março a maio deste ano, a Secretaria Municipal da Saúde já havia sido contemplada com verba complementar para atender 160 pacientes que necessitavam de cirurgias eletivas em ortopedia e cirurgia geral. As operações foram feitas na Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Portuguesa e Hospital Santa Lydia.