Tribuna Ribeirão
Saúde

Saúde exclui citação de eficácia da cloroquina

© Reuters / Diego Vara / Direitos Reservados

O Ministério da Saúde afir­mou nesta terça-feira, 25 de ja­neiro, que serão feitas alterações na nota técnica assinada pelo se­cretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti, com diretrizes de tra­tamento contra a covid-19 que indicam a eficácia da hidroxiclo­roquina e a falta de efetividade das vacinas, argumentos que contrariam estudos e orienta­ções sanitárias das revistas es­pecializadas e entidades mais respeitadas no mundo.

Em nota, a pasta afirma que o documento será republica­do na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial da União (DOU), porém, não se manifes­ta especificamente sobre a tabela onde constam as informações anticientíficas sobre a hidro­xicloroquina e os imunizantes contra o novo coronavírus. Em­bora o Ministério não tenha se posicionado, Angotti já anun­ciou que a tabela será removida para “evitar possível mau uso”.

“A tabela embora não esteja errada no contexto em que ela se encontra, vamos optar por tirá­-la. Não vai mudar nada o pare­cer, não vai mudar nada o argu­mento, mas optamos por tirá-la para fomentar a clareza, pro­mover clareza nos instrumentos administrativos e evitar possível mau uso”, disse o secretário em entrevista ao programa “Os Pin­gos nos Is”, da rádio Jovem Pan, na segunda-feira (24).

O documento original as­sinado por Angotti bloqueia as diretrizes que contraindicam o “kit covid” no tratamento am­bulatorial e hospitalar da doen­ça, além de outras duas normas vigentes, impondo entraves que deixam o país sem uma recomendação oficial de como tratar pacientes de covid com quase dois anos de pandemia.

A tabela foi alvo de contes­tação de acadêmicos e especia­listas em saúde pública porque apresenta em uma de suas co­lunas o questionamento sobre a efetividade dos tratamentos disponíveis no País em estudos controlados e randomizados para a covid-19. No campo das respostas, consta “sim” para a efetividade da hidroxicloroqui­na e “não” para as vacinas.

“O Ministério da Saúde in­forma que a Secretaria de Ci­ência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) republicará a Nota Técnica que fundamenta a decisão acerca das diretrizes terapêuticas para o tratamento farmacológico da covid-19, para, segundo a secre­taria, promover maior clareza no conteúdo e evitar interpretações equivocadas, como a de que a decisão critica o uso das vacinas contra a covid-19. A alteração será publicada em portaria no Diário oficial da União (DOU) e não modifica a deliberação já divulgada”, diz a nota do Minis­tério da Saúde.

Apesar da reação de setores da ciência e da política, como o partido Rede Sustentabilidade, que apresentou ação contra a nota técnica no Supremo Tribu­nal Federal (STF), Angotti segue argumentando que a tabela não apresenta informações incorre­tas sobre os tratamentos contra a covid-19.

Postagens relacionadas

Pandemia, isolamento social e saúde mental

Redação 1

Estudo aponta que 75% dos idosos usam apenas o SUS

Redação 1

Ministério da Saúde garante R$ 507,1 mil para hospital universitário de São Paulo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com