De janeiro a agosto deste ano, a Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde recebeu, em média, onze reclamações por dia, a maioria delas relacionadas à demora no agendamento de consultas em especialidades, exames e cirurgias – foram considerados apenas os dias úteis, já que o setor atende de segunda a sexta-feira. No total, o município registrou 1.812 queixas, média de 226 por mês.
Neste período, a demora no agendamento somou 571 reclamações de um total de 1.812 cadastradas pelo setor, ou 31,5%. A dificuldade para o agendamento também representou 31% de todos os 10.589 atendimentos feitos pela Ouvidoria entre janeiro e agosto. Em segundo lugar no ranking de reclamações ficou a falta de atendimento no tele-agendamento de consultas com 264 queixas e um percentual de 15% (veja quadro nesta página).
Segundo levantamento feito pelo Tribuna no portal da Secretaria da Saúde, as especialidades com maior tempo de espera são gastroenterologia adulto (80 meses, o equivalente a seis anos e meio), neurologia infantil (62 meses, ou mais de cinco anos) e neurologia adulto (58 meses, cerca de quatro anos e oito meses). Os dados sobre o tempo médio de espera são até o dia 4 de setembro.
Responsável pelos agendamentos de consultas, exames e cirurgias, o Complexo Regulador da Secretaria Municipal da Saúde afirma que estão sendo adotadas várias ações, como a organização interna de fluxos, protocolos e logística com o objetivo de reduzir o tempo de espera. Um trabalho que, segundo a administração municipal, inclui ainda, a abertura de concurso público para a contratação de mais médicos.
Atualmente está sendo realizado concurso para contratar dois neuropediatras, doze pediatras e dois psiquiatras Infantil. “A secretaria tem trabalhado mais no acompanhamento das agendas e da demanda evitando perdas primarias. utilizamos também mais vagas dos prestadores estaduais”, afirma a médica Patricia Soares Pereira Lima, responsável técnica pelo Complexo Regulador.
Busca de informações – apesar do total de reclamações a Ouvidoria também tem se mostrado um canal utilizado pela população para obter informações. Dos 10.589 atendimentos realizados nos oitos primeiros meses do ano, 5.737 estão relacionados a este tipo de demanda (54,4%). Em segundo lugar vem as solicitações com 2.639 pedidos (24,9%). A Ouvidora da Secretaria da Saúde funciona de segunda à sexta-feira, das nove às 15 horas pelo telefone: 3977- 9436 ou pelo e-mail: contato. ouvidoria@saúde.pmrp.com.br