O aplicativo “Saúde Digital” ganhou nova função que torna a vida do paciente da saúde pública de Ribeirão Preto muito mais ágil e prática. A partir de agora, o usuário do aplicativo pode agendar, remarcar ou cancelar consultas das especialidades da atenção primária, clínica médica, enfermagem, ginecologia, odontologia e pediatria.
Além disso, é possível avaliar pelo app todos os atendimentos que são realizados via sistema Hygia, seja na atenção básica, especializada ou nos prestadores – Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais parceiros da SMS que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina, explica que 70% das unidades de saúde já estão inseridas no sistema com a função de marcar consultas, e em breve, a rede toda estará. “Precisamos difundir, informar as pessoas sobre as vantagens e criar o hábito de usar a tecnologia do aplicativo ‘Saúde Digital’”, diz.
“Além de nos proporcionar informações úteis e importantes na palma da mão com rapidez, o aplicativo evita que o paciente se desloque até a unidade de saúde para obter informações que estão à disposição no celular”, orienta a secretária. As demais funcionalidades do “Saúde Digital” continuam ativas.
O paciente pode verificar estoque de medicamentos, vacinas aplicadas (no caso das vacinas contra covid-19, o registro é feito apenas no sistema Vacivida, do Estado), data e horário de consultas, faltas, verificar status de exames realizados e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Para acessar o “Saúde Digital”, o paciente precisa ter em mãos o número do Cartão Nacional de Saúde e do Hygia. Inseridos no sistema, o usuário digita seu e-mail para receber uma senha. Para o correto funcionamento do aplicativo é importante que os dados cadastrais do paciente estejam atualizados no sistema – principalmente, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Unidade de Referência.
Ribeirão Preto tem quatro locais para atender casos de urgência e emergência 24 horas. O serviço é realizado na Unidade Básica e Distrital de Saúde Doutor Marco Antônio Sahão (UBDS Sul), na Vila Virgínia, e nas UPAs Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, na avenida Treze de Maio, Jardim Paulista), Nelson Mandela (UPA Norte, Adelino Simioni) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, Sumarezinho).
Segundo informações no site da Secretaria Municipal de Saúde, entre Unidades Básicas de Saúde (25), Unidades de Saúde da Família (17), o Centro Médico Social Comunitário (CSMS) da Vila Lobato, três Centros de Saúde-Escola (CSE) e outras três UBDS – Vila Virgínia (24 horas) Castelo Branco e Quintino Facci –, Ribeirão Preto tem 48 postos. Com a UBDS Sul e as UPAs, são 52. Ainda conta com o Hospital Fundação Santa Lydia.