O aplicativo Saúde Digital, que ganhou nova função permitindo ao usuário agendar, remarcar e cancelar consultas de especialidades da atenção primária, clínica médica, enfermagem, ginecologia, odontologia e pediatria, registrou, no primeiro quadrimestre deste ano, 43.225 ofertas de vagas em consultas nas especialidades e 37.339 agendamentos realizados.
Já os downloads (solicitações de instalações) do aplicativo, de janeiro a abril deste ano, somam 15.772 e o total desde o lançamento do app, foi de 46.339 instalações. Os dados estão disponíveis na prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde, apresentada na segunda-feira, 29 de maio, em audiência pública na Câmara de Ribeirão Preto.
Até o momento, 70% das unidades de saúde já estão inseridas no sistema com a função de marcar consultas, e em breve, o recurso estará disponível em toda a rede. “Precisamos difundir, informar as pessoas sobre as vantagens e criar o hábito de usar a tecnologia do aplicativo Saúde Digital”, diz a secretária da Saúde Jane Aparecida Cristina.
“Além de nos proporcionar informações úteis e importantes na palma da mão com rapidez, o aplicativo evita que o paciente se desloque até a unidade de saúde para obter informações que estão à disposição no celular”, orienta a secretária.
Pelo aplicativo o usuário pode também avaliar todos os atendimentos que são realizados via sistema Hygia, seja na atenção básica, especializada ou nos prestadores de serviço – Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais parceiros da Secretaria da Saúde.
Outras funcionalidades
As demais funcionalidades do Saúde Digital continuam ativas, como verificar estoque de medicamentos, vacinas aplicadas (no caso das vacinas contra covid-19, o registro é feito apenas no sistema Vacivida, do Estado), data e horário de consultas, faltas, verificar status de exames realizados e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Para acessar o “Saúde Digital”, o paciente precisa ter em mãos o número do Cartão Nacional de Saúde ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Hygia e data de nascimento. Para o correto funcionamento do aplicativo é importante que os dados cadastrais do paciente estejam atualizados no sistema (principalmente, CPF e Unidade de Referência).