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Saúde Digital – Cresce adesão a app para marcar consultas

O aplicativo Saúde Digi­tal, que ganhou nova função permitindo ao usuário agen­dar, remarcar e cancelar con­sultas de especialidades da atenção primária, clínica mé­dica, enfermagem, ginecolo­gia, odontologia e pediatria, registrou, no primeiro qua­drimestre deste ano, 43.225 ofertas de vagas em consultas nas especialidades e 37.339 agendamentos realizados.

Já os downloads (solicita­ções de instalações) do apli­cativo, de janeiro a abril deste ano, somam 15.772 e o total desde o lançamento do app, foi de 46.339 instalações. Os dados estão disponíveis na prestação de contas da Se­cretaria Municipal da Saúde, apresentada na segunda-fei­ra, 29 de maio, em audiência pública na Câmara de Ribei­rão Preto.

Até o momento, 70% das unidades de saúde já estão in­seridas no sistema com a fun­ção de marcar consultas, e em breve, o recurso estará dispo­nível em toda a rede. “Precisa­mos difundir, informar as pes­soas sobre as vantagens e criar o hábito de usar a tecnologia do aplicativo Saúde Digital”, diz a secretária da Saúde Jane Aparecida Cristina.

“Além de nos proporcionar informações úteis e importan­tes na palma da mão com ra­pidez, o aplicativo evita que o paciente se desloque até a uni­dade de saúde para obter infor­mações que estão à disposição no celular”, orienta a secretária.

Pelo aplicativo o usuário pode também avaliar todos os atendimentos que são realiza­dos via sistema Hygia, seja na atenção básica, especializada ou nos prestadores de serviço – Unidades de Pronto Atendi­mento (UPAs) e hospitais par­ceiros da Secretaria da Saúde.

Outras funcionalidades
As demais funcionalida­des do Saúde Digital conti­nuam ativas, como verificar estoque de medicamentos, vacinas aplicadas (no caso das vacinas contra covid-19, o registro é feito apenas no sistema Vacivida, do Estado), data e horário de consultas, faltas, verificar status de exa­mes realizados e localizar a unidade de saúde mais próxi­ma de sua residência.

Para acessar o “Saúde Digi­tal”, o paciente precisa ter em mãos o número do Cartão Na­cional de Saúde ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Hy­gia e data de nascimento. Para o correto funcionamento do aplicativo é importante que os dados cadastrais do paciente estejam atualizados no sistema (principalmente, CPF e Uni­dade de Referência).

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