Tribuna Ribeirão
Saúde

Saúde Digital – App já abrange todas as unidades de saúde

GUILHERME SIRCILI

O processo de habilitação e inserção de todas as unida­des de saúde de Ribeirão Pre­to no aplicativo Saúde Digital, na nova função que permite ao usuário agendar/remarcar/ cancelar consultas das especia­lidades da atenção primária, clínica médica, enfermagem, ginecologia, odontologia e pe­diatria foi concluído.

No total, são 40 unidades de saúde entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (UFSs) inseri­das no sistema habilitadas com a ferramenta tecnológica. “A partir de agora, todos os usuá­rios da rede pública de saúde de Ribeirão Preto poderão, com agilidade e praticidade, agendar suas consultas por essa ferra­menta, que facilita a vida”, diz a secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina.

Adesão
O app registrou, de janei­ro até 18 de agosto deste ano, 58.409 vagas ofertadas, 53.260 agendamentos realizados e 11.497 faltas. A secretária mu­nicipal da Saúde defende que é preciso difundir cada vez mais a tecnologia e informar as pes­soas sobre as vantagens e criar o hábito de usar o aplicativo “Saúde Digital”.

“Além de nos proporcionar informações úteis e importantes na palma da mão com rapidez, o aplicativo evita que o paciente se desloque até a unidade de saú­de para obter informações que estão à disposição no celular”, orienta Jane Cristina.

As demais funcionalidades do “Saúde Digital” continuam ativas, como verificar estoque de medicamentos, vacinas apli­cadas (no caso das vacinas con­tra a covid-19, o registro é feito apenas no sistema Vacivida, do Estado), data e horário de con­sultas, faltas, verificar status de exames realizados e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Avaliação
Pelo app o usuário pode também avaliar todos os aten­dimentos que são realizados via sistema Hygia, seja na aten­ção básica, especializada ou nos prestadores (Unidades de Pronto Atendimento e hospi­tais parceiros da SMS).

Para acessar o “Saúde Digi­tal”, o paciente precisa ter em mãos o número do Cartão Na­cional de Saúde ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Hy­gia e data de nascimento. Para o correto funcionamento do aplicativo é importante que os dados cadastrais do paciente estejam atualizados no sistema (principalmente CPF e Unida­de de Referência).

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