O aplicativo “Saúde Digital”, com nova função que permite ao usuário agendar/remarcar/cancelar consultas das especialidades da atenção primária, clínica médica, enfermagem, ginecologia, odontologia e pediatria, já registrou 47.900 downloads.
Em um dia, após o lançamento, em 4 de abril, foram quatro mil novos usuários na cidade de Ribeirão Preto. Setenta por cento das unidades de saúde já estão inseridas no sistema com a função de marcar consultas, e em breve, a rede toda estará.
“Precisamos difundir, informar as pessoas sobre as vantagens e criar o hábito de usar a tecnologia do aplicativo ‘Saúde Digital’”, diz a secretária da Saúde Jane Aparecida Cristina. Pelo app o usuário pode também avaliar todos os atendimentos que são realizados via sistema Hygia.
Seja na atenção básica, especializada ou nos prestadores de serviços – Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais parceiros da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Para acessar o “Saúde Digital”, o paciente precisa ter em mãos o número do Cartão Nacional de Saúde ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Hygia e data de nascimento.
“Além de nos proporcionar informações úteis e importantes na palma da mão com rapidez, o aplicativo evita que o paciente se desloque até a unidade de saúde para obter informações que estão à disposição no celular”, orienta a secretária da Saúde. As demais funcionalidades do “Saúde Digital” continuam ativas.
O paciente pode verificar estoque de medicamentos, vacinas aplicadas (no caso das vacinas contra covid-19, o registro é feito apenas no sistema Vacivida, do Estado), data e horário de consultas, faltas, verificar status de exames realizados e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Os dados cadastrais do usuário devem estar atualizados no sistema.