A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, a partir desta quarta-feira, 14 de outubro, o Polo Novo Coronavírus (Covid-19) será desativado e a Unidade de Pronto Atendimento Doutor Luis Atílio Losi Viana, a UPA da Treze de Maio, no Jardim Paulista, Zona Leste, voltará a realizar todo tipo de atendimento.
No entanto, por meio de nota, a pasta avisa que a estrutura do Polo Covid-19 será mantida e, caso haja necessidade, o complexo voltará a ser ativado. Quatro tendas foram instaladas na área externa da UPA. A cidade implantou o polo em 1º de abril para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas da covid-19. Depois, passou a testar pacientes com sintomas leves de síndrome gripal.
Ainda de acordo com a pasta, os moradores que tiverem sintomas da doença podem procurar a UPA da Treze de Maio, assim como as outras unidades de saúde da cidade. O Polo Covid-19 funcionava 24 horas por dia com atenção médica geral e pediatria aos moradores com sintomas da covid-19, como febre e problemas respiratórios.
Após a triagem, o paciente com sintomas leves era levado à ala comum da estrutura. Quem sentia algo mais acentuado seguia para um espaço de isolamento dentro da UPA, usando máscara. Na área de isolamento, o paciente era medicado e recebia alta ou era encaminhado à internação.
Na nota, a Secretaria da Saúde também ressalta que está passando por algumas adequações para voltar a realizar todos os tipos de atendimento, como sala de medicação, inalação adulto e infantil, curativos, raio-X, eletrocardiograma, consultórios e clínica médica.
A prioridade da UPA é o atendimento de urgência e emergência, por isso conta com área para ambulância, sala de urgência e sala de higienização. A unidade conta com setor de pronto-atendimento, sala de observação e posto de enfermagem e instalações para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).