Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Saúde de RP reabre posto

A Unidade de Saúde da Fa­mília Professor Doutor Alberto Raul Martinez, a USF Estação do Alto, foi reformada e entre­gue à população nesta segunda­-feira, 22 de maio. As obras de reforma, adequação e restauro preservaram as características arquitetônicas originais.

A unidade de saúde, antes localizada em um pequeno imó­vel na rua João Delibo, foi trans­ferida para o imóvel ao lado, onde funcionava a antiga Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Aparecida de Al­meida Paulino. O prefeito Du­arte Nogueira (PSDB), acompa­nhado da secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristi­na, participou da solenidade.

“Foi uma série de investi­mentos e melhoramentos em toda sua estrutura e paisagismo, mas mantendo todo o aspecto histórico porque o imóvel é tom­bado pelo patrimônio histórico da nossa cidade. Aqui passava a ligação da ferrovia Mogiana para outras regiões pela estrada de ferro. Uma unidade de saúde que atende atualmente, em mé­dia, 5.500 pessoas, mas com ca­pacidade em atender até oito mil pessoas”, disse Nogueira durante a entrega da USF.

Reforma
O prédio, patrimônio his­tórico tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac) de Ribeirão Preto, passou por uma revitali­zação e adequação dos espaços para abrigar a nova Unidade de Saúde da Família. A reforma preservou a arquitetura original do imóvel e a história da cidade.

Oferece um ambiente mo­derno, funcional e acessível para atender às necessidades de saúde da comunidade. Foram realiza­dos diversos serviços ao longo desse processo, entre eles a res­tauração das portas e janelas e a troca do forro, telhado e vidros, preservando as características originais. Também foram neces­sárias adequações dos espaços para atender o programa de ne­cessidades de uma USF.

Por exemplo, a criação de novos consultórios, sala de odontologia, de urgência, sem­pre em atenção às normativas vigentes. Essas medidas foram fundamentais para garantir a acessibilidade universal e hoje a unidade se apresenta como um espaço renovado e adequado às necessidades da comunidade.

Também foi feita a instalação de concertina em toda a área, a execução de um paisagismo har­monioso, a substituição de todo o piso e revestimento e restauração da parte elétrica, garantindo o pleno funcionamento da unida­de. Foram construídos também banheiros acessíveis, a instalação de rampas com corrimão e guar­da-corpo, além da remoção de desníveis nas rotas de acesso.

“A preservação do patrimô­nio histórico, aliada à promoção da acessibilidade e às melhorias na infraestrutura, reforçam o compromisso em oferecer ser­viços de saúde de qualidade, priorizando o bem-estar e a sa­tisfação dos usuários”, explicou a secretária da Saúde, Jane Apare­cida Cristina.

A USF Estação do Alto atende de segunda a sexta-feira, das sete às 17 horas. Conta com duas equipes de saúde da famí­lia, que realizam ações básicas nas áreas de pediatria, clínica médica, ginecologia e obstetrí­cia, odontologia, enfermagem, assistência domiciliar, teste do pezinho, planejamento familiar e acompanhamento das famí­lias cadastradas.

História do imóvel
Com todas essas reformas e melhorias, a USF Estação do Alto se apresenta como um espaço renovado e adequado às necessi­dades da comunidade. A Estação do Alto, inaugurada em 1911, fazia parte da linha-tronco da Estrada de Ferro Mogiana, que ligava Campinas com a cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro, passando por Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

As edificações que passa­ram por adequações para ins­talação da unidade de saúde da família ficam ao lado da esta­ção e são originalmente “casas de turma”: residências para funcionários construídas junto às estações ou ao longo da via férrea, em pontos estratégicos, de tal forma que os trabalha­dores pudessem se deslocar rapidamente para a execução dos trabalhos de manutenção.

Postagens relacionadas

Filho tenta extorquir mãe com falso sequestro em RP

William Teodoro

RP soma mais 6 óbitos por covid

Redação 1

VÍDEO – Morador de rua pode ter causado incêndio na Caixa

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com