Tribuna Ribeirão
Saúde

Saúde confirma primeiro caso de sarampo do ano

MARCELO CAMARGO/AG.BR.

Ribeirão Preto registrou o primeiro caso de sarampo deste ano, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgado nesta segunda-feira, 2 de março. O paciente con­traiu a doença em fevereiro, de acordo com o relatório. Uma suspeita foi descartada e outras quatro estão sob investigação.

A cidade fechou o ano passado com 79 casos confirmados de saram­po – em 2019 foram descartados 174 de 253. Os pacientes contraíram a doença em junho (uma), julho (12), agosto (37), setembro (24), outubro (três), novembro (uma) e dezembro (uma). Os dados abrangem o perí­odo de 1º de janeiro até ontem, segundo o Boletim Epidemiológico. Em todas as situações a pasta promoveu bloqueios vacinais.

O Departamento de Vigilância em Saúde, ligado à SMS, recomenda às pessoas que procurem algum dos 36 postos com salas de vacina­ção, caso ainda não tenham feito a imunização contra a doença. Em 2018, Ribeirão Preto registrou um caso não autóctone (importado) no mês de abril, depois de dez anos sem nenhuma ocorrência.

Entenda o sarampo
O sarampo é uma doença grave e que pode levar à morte, mas pode ser evitada pela vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Ela integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e é aplicada aos doze meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Quem já teve sarampo não precisa se vacinar, pois já possui os anticorpos para que a doença seja evitada.

Postagens relacionadas

Concurso busca slogan para campanha de doação de leite materno

William Teodoro

Remédio mais caro do mundo deverá ser pago por planos de saúde, diz ANS

William Teodoro

SP vai abrir vacinação em escolas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com