Tribuna Ribeirão
Saúde

Saúde: Como melhorar o sono em tempos de estresse alto

Foto: Damir Spanic / Unsplash

Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que nunca passou por momentos de alto estresse. Esse é um mal do século que pode ser desencadeado por inúmeros motivos como alta carga de trabalho, ansiedade e problemas familiares e financeiros.

Dentre os males causados pelo estresse um dos mais comuns é a insônia e dormir mal não somente prejudica a saúde, como também gera alterações de humor, indisposições e faz com que a qualidade de vida diminua em grandes proporções.

Se você está passando por esse problema saiba que ele tem solução e que mesmo estando estressado é possível ter uma noite de sono tranquila e acordar bem no outro dia.

Para te ajudar com isso, preparamos uma lista do que você deve fazer para dormir melhor mesmo em tempos de alto estresse.

1 – Evite o consumo de cafeína

O café é muito conhecido pela sua capacidade de espantar o sono e dar mais disposição durante o dia a dia. Por isso, ele é tão consumido pela manhã ou após o almoço.

Porém, quem está passando por períodos de insônia deve evitar essa bebida após às 18h, já que essa é uma substância estimulante que tornará o processo de pegar no sono mais difícil.

2 – Desligue os eletrônicos

Um dos maiores erros que as pessoas cometem antes de dormir é se deitar e ficar assistindo televisão ou mexendo no celular. O excesso de informações desses aparelhos faz com que o cérebro se mantenha altamente ativo e o processo de relaxar para dormir acaba se tornando mais difícil.

Além disso, a luminosidade do celular ou da TV é associada com a luz do dia, o que impede que o corpo entenda que é o momento de dormir e assim a insônia se instala.

3 – Crie um ambiente adequado para dormir

É muito mais fácil pegar no sono em uma cama confortável e em um quarto escuro e silencioso do que em um local com pouco conforto, barulhento e claro. Dessa forma, uma boa maneira de acabar com a insônia é deixando o local de dormir o mais adequado possível para isso.

Então, escolha em um travesseiro confortável e da altura certa, se possível deixe o quarto em uma temperatura amena e use protetores auriculares caso julgue necessário.

Pode-se também fazer uso de óleos essenciais que deixam um aroma no ambiente propicio para uma boa noite de sono. Exemplos disso são o óleo de camomila e de lavanda que podem ser colocados em difusores de aroma ou no próprio travesseiro.

4 – Pratique exercícios durante o dia

A prática de exercícios é muito benéfica para diminuir o estresse e também auxilia no combate a insônia.

As atividades físicas fazem com que haja um gasto de energia e com que o corpo fique cansado. Graças a isso, será mais fácil de pegar no sono à noite.

Mas fique atento para o horário em que você irá se exercitar. Caso os exercícios sejam realizados muito tarde os hormônios liberados durante a atividade irão manter o corpo ativo e será difícil de dormir. Então o ideal é que isso seja realizado no mínimo seis horas antes de ir para a cama.

Postagens relacionadas

RP supera 1.050 mortes por covid

William Teodoro

Adolescente pode ser 4º caso de coronavírus

Redação 1

Poliomielite – Vacinação fica bem abaixo da meta

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com