Saúde bucal representa qualidade de vida nos mais diversos aspectos. Por esse motivo, a Odontologia deve ser acessível a todos. A ampliação da oferta depende de uma série de esforços, incluindo investimentos de todas as esferas do Poder Público e ações da própria classe para valorização da Odontologia. E todo esse processo deve começar pelos municípios!
Ribeirão Preto tem caminhado de forma enfática nesse sentido. A cidade possui estatísticas bastante positivas e uma rede atuante que representa setores diversos e tem trabalhado arduamente para levar mais Saúde Bucal à população.
Dados recentes indicam que o município possui 2.205 cirurgiões-dentistas regularmente inscritos no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o que representa um profissional para cada 278 habitantes. O número está abaixo da média do Estado de São Paulo, que registra a existência de um cirurgião-dentista para cada 486 pessoas. Tal fato demonstra que, de maneira geral, os munícipes estão bem assistidos.
Além disso, Ribeirão Preto conta ainda com 195 técnicos e 319 auxiliares em Saúde Bucal e Prótese Dentária. Juntos, eles somam 514 profissionais que integram essa enorme rede de atendimento odontológico na cidade. Ribeirão possui 342 clínicas e laboratórios que atendem a população no setor privado.
Já o atendimento público é realizado pela Prefeitura, que tem investido cada vez mais nas ações Divisão Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde e disponibiliza consultórios odontológicos nas unidades municipais de saúde com equipes capacitadas para oferecer tratamento humano e adequado.
Outro fator relevante, que demonstra esforço da Administração Municipal na oferta de serviços odontológicos de qualidade, foi a ativa participação da Divisão Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde na 8ª edição da Exposaúde, realizada em novembro de 2017. Tive a satisfação de participar do evento e conversar com cirurgiões-dentistas da rede municipal, que fizeram apresentações de paineis científicos com casos vividos no cotidiano do atendimento.
Para completar, é preciso mencionar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas entidades odontológicas. Em Ribeirão Preto, contamos com a regional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), com a Associação Odontológica de Ribeirão Preto (AORP), com a delegacia do CROSP e ainda com as universidades de Odontologia, que têm atuado para melhorar as condições de trabalho dos profissionais e, consequentemente, garantir maior acesso da população aos serviços de Saúde Bucal.
Todos esses dados e informações mostram que estamos avançando de forma contínua. Mas ainda há muito a ser feito. E isso depende da criação de um movimento forte, de valorização da Odontologia. Estamos no bom caminho e, juntos, vamos progredir mais!