Segundo balanço divulgado pelo “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunicação em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), até as 18h30 desta terça-feira, 16 de março, Ribeirão Preto havia aplicado 72.594 doses de vacina contra a covid-19.
De acordo com a ferramenta, 50.797 pessoas já foram imunizadas (primeira dose) na cidade. Neste grupo estão profissionais da saúde, funcionários e idosos de instituições de longa permanência e pessoas acima de 75 anos. Estes “ribeirão-pretanos” representam 7,1% da população da cidade, estimada em 711.825 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, 21.797 profissionais de saúde e idosos acima de 85 anos receberam a segunda aplicação (3,1 da população). Essas pessoas receberam doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, e do imunizante da Universidade de Oxford/ AstraZeneca. Segundo o site Vacina Já (“Vacinômetro”), a Secretaria de Estado da Saúde já repassou 86.331 doses de vacina para Ribeirão Preto.
Idosos
A Secretaria Municipal da Saúde promove, até quinta-feira (18), a campanha de vacinação contra a covid-19 para idosos de 75 a 79 anos. O agendamento começou às 8h30 de sexta-feira (12). Foram disponibilizadas seis mil vagas para a faixa etária de 75 e 76 anos. A pasta também retomou o cadastramento para completar a primeira etapa de imunização de pessoas de 77 a 79 anos.
Para complementação da vacinação deste público, foram disponibilizadas 540 vagas. A campanha está sendo realizada em salas de imunização distribuídas entre 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade, das 8h30 às 14h30.
O agendamento permite ao idoso escolher o horário e em qual UBS quer ser vacinado.
O cadastro ser feito no site da prefeitura de Ribeirão Preto (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442. Os acamados desta faixa etária podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta acessar o site da prefeitura e fazer o agendamento. O telefone é 3977-7111.
Nos locais de vacinação (UBS’s), os idosos devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto também aguarda a chegada de mais doses da vacina para abrir o agendamento destinado ao público de 72 a 74 anos.
A campanha de imunização das pessoas desta faixa etária, formada por 730 mil idosos em todas as cidades paulistas, está prevista para começar em 22 de março em todo o Estado. Já a imunização das cerca de 660 mil pessoas com 70 e 71 anos está prevista para começar uma semana depois, em 29 de março. Ribeirão Preto aguarda a chegada de novos lotes de vacina para anunciar o início da vacinação das pessoas de 70 a 74 anos.
A Secretaria Municipal da Saúde também abriu nesta terça-feira, no site da prefeitura de Ribeirão Preto, o cadastramento dos trabalhadores da saúde residentes no município que ainda não foram vacinados contra a covid-19.
Os trabalhadores que não possuírem registro nos conselhos oficiais das respectivas profissões também poderão se cadastrar.
Nesses casos, será necessário apresentar holerite ou registro em carteira que comprove o trabalho em estabelecimento de saúde. A intenção é identificar os profissionais que ainda não foram imunizados nas duas fases da campanha que foram abertas para o público. A pasta comunicará antecipadamente o chamamento para vacinação, assim que as doses estiverem disponíveis.