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Saudade ganha corredor de ônibus

A prefeitura de Ribeirão Preto vai inaugurar, na manhã de segunda-feira, 17 de abril, o corredor de ônibus da avenida Saudade, nos Campos Elíseos, com 5,28 quilômetros de ex­tensão, além de mais de 2,5 km de ciclovias. A obra começa no cruzamento com a rua Méxi­co, na Vila Carvalho, trecho em que a via recebe o nome de avenida Brasil, e termina no cruzamento da Doutor Fran­cisco Junqueira.

Combo
Além disso, a rua São Paulo, que segue paralela, também terá seu corredor de ônibus a partir da próxima semana. Neste caso, o equipamento começa na rua Fernão Sales, no Cemitério da Saudade, e segue também até a Francisco Junqueira. Juntos, os corredores da Saudade e da Dom Pedro I têm cerca de onze quilômetros de extensão e vão beneficiar cerca de 19 mil usuá­rios do transporte coletivo. Cer­ca de 170 mil veículos passam pelos dois trechos diariamente.

A obra na Saudade será en­tregue à população com atraso. A última previsão era para o fi­nal do ano passado, junto com a faixa exclusiva da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, também na região Norte. Os dois corredo­res de ônibus começaram a ser construídos em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021.

Investimento
No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras será de R$ 49.804.623,71. A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contra­to foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelo trecho con­cluído, cerca de 50%. A Autem Engenharia venceu o novo pro­cesso licitatório e receberá R$ 30.057.360,64.

O corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I tem 5,53 quilômetros de extensão, con­templando ainda as avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão e Luiz Galvão Cezar, até a rotatória Alceu Paiva Arantes, no bairro Planalto Verde.

As esquinas da avenida contarão com rampas de aces­so para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indican­do os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros. Em quase meta­de do trecho, também houve renovação das redes de água e esgoto, com a substituição de 2.430 metros de redes.

Autuação
Depois da fase de orientação e adaptação, o motorista que des­respeitar a faixa exclusiva para ônibus na avenida Saudade re­ceberá multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na avenida Dom Pedro I, a prefeitura de Ri­beirão Preto flexibilizou o período de autuação. A Saudade, porém, é mão única, e a administração ainda não se manifestou como o estacionamento rotativo (Área Azul) vai funcionar na região.

Na Dom Pedro I, a prefeitu­ra atendeu aos apelos de lojistas, prestadores de serviços e indus­triais com estabelecimentos na avenida. A faixa é exclusiva para ônibus apenas de segunda a sex­ta-feira, das seis às nove horas da manhã e das 16 às 19 horas. Ou seja, nos horários de pico. Aos sábados, domingos e feriados também não há restrições.

Ribeirão Mobilidade
O programa Ribeirão Mobi­lidade abrange 30 grandes obras de intervenção viária para me­lhorar o trânsito e o transporte público em toda a cidade. São onze corredores de ônibus, além de pontes, túneis, viadutos e 25 quilômetros de ciclovias. Com a inauguração do corredor da Saudade serão 18 obras conclu­ídas, do total de 30.

O Ribeirão Mobilidade também inclui asfalto novo em 1.623 ruas, travessas e avenidas por toda a cidade, beneficiando 120 bairros com 650 quilôme­tros de asfalto (mais de 550 qui­lômetros na primeira etapa, há cerca de três anos, e outros 101 km de asfalto novo sendo execu­tados atualmente).

No total serão onze corre­dores de ônibus que somam 56 quilômetros e percorrem as prin­cipais vias da cidade, em todas as regiões. Juntos, eles beneficiarão mensalmente 3,5 milhões de usuários do transporte público de Ribeirão Preto. Além de agilizar o tempo, os corredores garantem uma viagem mais confortável.

O Programa Ribeirão Mobi­lidade – a versão tucana do Pro­grama de Aceleração do Cresci­mento II (PAC da Mobilidade), com investimento superior a R$ 500 milhões – conta com mais de 30 projetos inovadores de intervenção viária na cidade. São R$ 310 milhões em recur­sos financiados pelo governo federal e R$ 190 milhões do Fi­nanciamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.

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