Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Satélite brasileiro será lançado no fim do mês

DIVULGAÇÃO/INPE

O satélite Amazônia-1, o primeiro de observação da Terra projetado, integra­do, testado e operado pelo Brasil, será lançado no dia 28 de fevereiro, à 1h54 (ho­rário de Brasília). O Ama­zônia-1 será lançado na missão PSLV-C51, da agên­cia espacial indiana Indian Space Research Organisa­tion (ISRO), às 10h24 (ho­rário da Índia).

O satélite faz parte da chamada Missão Amazônia, criada para fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o des­matamento, especialmente na região amazônica. A mis­são também vai monitorar a agricultura em todo o territó­rio nacional com alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes.

Esse será o terceiro saté­lite brasileiro de sensoria­mento remoto em opera­ção junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. Esses dois úl­timos foram desenvolvidos pelo Brasil em parceria com a China. O Amazônia-1 tem seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas. Tra­ta-se de um satélite de órbi­ta Sol síncrona (polar) que gerará imagens do planeta a cada cinco dias.

Ele é capaz de observar uma faixa de aproximada­mente 850 quilômetros, com 64 metros de resolução. A vida útil do Amazônia-1 é de quatro anos. A missão ainda prevê o lançamento de mais dois satélites, o Amazônia-1B e o Amazônia-2.

“A Missão Amazônia irá consolidar o conhecimento do Brasil no desenvolvimento integral de uma missão espa­cial utilizando satélites estabi­lizados em três eixos, visto que os satélites de sensoriamento remoto anteriores foram de­senvolvidos em cooperação com outros países”, afirmou o Instituto Nacional de Pesqui­sas Espaciais (Inpe), em nota.

“A indústria espacial bra­sileira terá ganho herança de voo nos equipamentos fabri­cados para o satélite, o que abre perspectivas para for­necimento a outros países e agências espaciais”, acrescen­tou o instituto.

Postagens relacionadas

Facebook trabalha em ferramenta para criação de newsletters

William Teodoro

Plataformas digitais têm condições de trabalho injustas, diz estudo

William Teodoro

Saída da LG do mercado de smartphones provoca greve de fornecedoras

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com