A Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, convida o público para o 45° Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo (Sarp), cuja exposição foi aberta em 24 de novembro e vai até 18 de dezembro de 2020 em sua primeira etapa.
Depois, já no próximo ano, ficará em cartaz de 5 a 23 de janeiro, na sede do Marp, à rua Barão do Amazonas nº 323, Centro. O Sarp é organizado pelo museu e se destaca entre os principais salões de arte do país. A primeira edição foi realizada em 1975 e a cada ano publica um edital para as inscrições dos artistas, realizando processo de seleção das obras inscritas, com premiação.
Em mais de quatro décadas, o Sarp democratiza o acesso de jovens artistas ao circuito das artes, além de cumprir seu papel mais importante: realizar um panorama anual da produção contemporânea de arte, a partir dos projetos inscritos, propiciando a formação de público em Ribeirão Preto e região.
Por intermédio do Sarp, também é possível constituir uma excelente coleção de obras públicas para o acervo do Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, proveniente das premiações das edições anuais do Salão de Arte. Informações e agendamento pelo telefone (16) 3635-2421, das nove às 12 horas e das 14 às 18 horas, de terça a sexta-feira, ou pelo e-mail [email protected].
O atendimento do público será realizado somente mediante agendamento prévio, para visitas de terça a sexta-feira, das nove às 12 horas e das 14 às 17 horas. Ao visitar o museu, é obrigatório usar máscara e respeitar o distanciamento social. O visitante deverá higienizar as mãos com álcool em gel, que estará disponível na recepção. Por questões sanitárias, o bebedouro do museu não estará disponível aos visitantes.
As regras do Plano São Paulo e do decreto municipal número 251/2020 autorizam visitas a museus, mas a presença de público é limitada a 40% da capacidade máxima do espaço cultural. O distanciamento de ao menos um metro deve ser mantido e demarcado. O uso de máscara é obrigatório. Os espaços devem ser higienizados entre a visitação de um grupo e outro.