Até esta sexta-feira, 10 de dezembro, mais de 23,2 mil estudantes da rede estadual da região de Ribeirão Preto realizam a prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). São mais de 1,2 milhão de alunos paulistas participando.
O número considera todas as escolas estaduais de ensino regular, duas mil escolas das redes municipais, 200 escolas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, além das redes Sesi e particular que solicitaram aplicação da prova. O público-alvo é composto por estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.
Uma amostra do 2º e 3º anos do ensino fundamental também será avaliada. O processo é conduzido pelo Departamento de Avaliações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), em parceria com a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), responsável pela aplicação da prova.
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, que desde 1996, monitora a situação da escolaridade básica na rede pública paulista e orienta os gestores para o desenvolvimento e aplicação de políticas para a melhoria do ensino. O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, ratifica que o Saresp não visa a avaliação dos alunos individualmente, mas de cada escola e etapa de ensino. A edição de 2020 não foi realizada em razão da pandemia.