A Secretaria de Estado da Educação aplicará nesta semana, na quarta- (8) e na quinta-feira, 9 de novembro, as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp 2017). Neste ano, participam cerca de 33,9 mil alunos da região de Ribeirão Preto matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Os exames são realizados em todas as cinco mil unidades da rede – são 167 na macrorregião – e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.
O Saresp é a principal ferramenta de avaliação externa adotada pela secretaria. Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), além do cálculo do bônus por mérito dos servidores. A última edição, em 2016, revelou que rede estadual continua avançando.
No ensino médio, ciclo mais desafiador, a média foi 2,30, contra os 2,25 registrados em 2015. Houve também avanço nos anos iniciais: 5,40 (uma diferença de 0,15 ponto em relação aos 5,25 do ano anterior). Nos dois dias do Saresp, alunos dos anos/séries indicados fazem as provas na própria escola, nas classes e nos turnos (manhã, tarde e noite) em que estão regularmente matriculados. Os itens são elaborados com base no documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”, e de acordo com o nível (3º ano EF resposta construída – 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM – múltipla escolha).
Os exames são sempre acompanhados pelo professor aplicador, além dos representantes de pais de alunos ou responsáveis e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada. Eles têm a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.
Matrícula – As 167 escolas estaduais da região de Ribeirão Preto estão recebendo inscrições de novos alunos para 2018. Crianças, jovens e adultos que estão fora da rede pública devem fazer o pré-cadastro presencial até 31 de outubro. Há vagas em todas as regiões para classes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio (1ª a 3ª série) do regular, integral e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para menores de 18 anos, a matrícula é realizada por pais ou responsáveis. Os interessados precisam informar nome completo do estudante, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato.
A Secretaria da Educação também recomenda a apresentação dos documentos de certidão de nascimento e comprovante de residência. A confirmação será divulgada em dezembro na mesma unidade onde foi feito o cadastramento. Atualmente, estudam na rede estadual paulista cerca de 3,7 milhões de alunos. Para eles a inscrição para o próximo ano é automática. A lista de endereços das mais de cinco mil escolas da Secretaria do Estado de São Paulo está disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).