O web programa “Conexões Literárias”, recém-lançado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, apresentará sua terceira edição nesta próxima sexta-feira, 26 de fevereiro, às 16 horas, direto dos canais da instituição, a plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com/), Youtube, Instagram e Facebook.
O programa traz como pauta os saraus e a democratização da palavra falada. São entrevistados desta edição personalidades ligadas ao tema central, como a ativista cultural, escritora, poeta e jornalista Elizandra Souza; representantes da Coletiva Sarau DisseMinas, frente cultural de Ribeirão Preto formada por mulheres; e Renan Inquérito, rapper e criador da Parada Poética.
Segundo a apresentadora Ana Luz, o “Conexões Literárias” fará um panorama geral do sarau, desde quando a atividade chegou ao Brasil até o que representa atualmente para o contexto literário e cultural. O programa também abordará qual a função social e econômica que esses encontros proporcionam, no que tange à democratização do acesso à literatura.
Promovido mensalmente, o web programa tem o intuito de levar entretenimento e informação sobre o universo da literatura, de forma gratuita e 100% digital. A produtora cultural explica que, durante o programa, um dos destaques na conversa com os entrevistados é a força dos saraus para a divulgação de produções autorais.
“Além do sarau ser um espaço que enlaça diversos ramos artísticos – como pinturas, audiovisual, teatro, dança – são nesses encontros que os escritores independentes encontram um canal para divulgar e comercializar suas obras”, diz Ana Luz.