A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta segunda-feira, 10 de setembro, os números parciais da campanha de vacinação contra o sarampo (vacina tríplice viral que protege contra a doença, caxumba e rubéola – SCR) e a poliomielite, que foi prorrogada e termina nesta sexta-feira, dia 14.
O levantamento feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica mostra que 24.435 crianças na faixa etária de um ano a cinco anos incompletos (quatro anos, onze meses e 29 dias) foram vacinadas em Ribeirão Preto, o que representa a cobertura de 81,4% do público-alvo, formado por 30.108 meninos e meninas.
A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 95% do público-alvo. “Pedimos aos pais e responsáveis que reservem um tempo para levarem seus filhos aos postos de saúde até o fim da campanha, para evitar problemas mais graves no futuro”, alerta a coordenadora do programa de Imunização de Ribeirão Preto, Mayra Fernanda de Oliveira.
O secretário da Saúde alerta a população para procurar as salas de vacina. “As pessoas entram e saem da cidade e a maior preocupação que devemos ter é levar as crianças para serem vacinadas. Precisamos conscientizar, insistir com os pais para que levem seus filhos para se imunizar e atualizarem suas carteiras de vacinação, só assim vamos manter a cobertura vacinal que conquistamos e não correremos riscos”, orienta Sandro Scarpelini.
O Estado de São Paulo vacinou mais de dois milhões de crianças, cobertura vacinal acima de 90%, segundo balanço a Secretaria Estadual da Saúde divulgado na última nesta quinta-feira (6) com base nos dados informados pelos municípios. Até sexta-feira, pretende alcançar as 200 mil crianças ainda não vacinadas contra ambas as doenças. Há 2,2 milhões de meninos e meninas paulistas na faixa etária do público-alvo.
O Estado já aplicou mais de quatro milhões de doses de vacinas contra ambas as doenças, garantindo a imunização de 2.022.141 crianças contra pólio e 2.002.525 contra sarampo, conforme aponta o balanço feito pela pasta. Para atingir o total do público-alvo, ainda é preciso aplicar cerca de 180 mil doses da vacina contra paralisia infantil e de 200 mil contra sarampo. Ribeirão Preto registrou um caso importado em abril.
Na área de atuação do Departamento Regional de Saúde (DRS-13), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cidades, a meta é imunizar 68.369 meninos e meninas. A Secretaria Municipal da Saúde tem 35 salas de vacinas que permanecem abertas, das oito às 17 horas, também durante a semana, de segunda a sexta-feira.
Os horários são variados e conforme o funcionamento de cada unidade. A relação completa está no site oficial da prefeitura (www.ribeiraopreto. sp.gov.br). O Ministério da Saúde confirmou na semana passada que 1.579 casos de sarampo foram confirmados este ano no País, enquanto outros 7.513 permanecem sob investigação. Até o momento, no Brasil, foram confirmados oito óbitos, quatro em Roraima e quatro no Estado do Amazonas.