Tribuna Ribeirão
Saúde

Sarampo e pólio – Campanha acaba nesta sexta-feira

ALFREDO RISK

A campanha de vacinação contra sarampo (vacina trí­plice viral que protege contra a doença, caxumba e rubéo­la – SCR) e poliomielite para crianças na faixa etária de um ano a cinco anos incompletos (quatro anos, onze meses e 29 dias) termina nesta sexta-feira, 28 de setembro, e a Secretaria Municipal da Saúde ainda não recebeu notificação para mais uma possível prorrogação.

A campanha já havia sido prorrogada outras vezes – o pra­zo original era 31 de agosto. A última extensão foi determina­da pela Secretaria do Estado da Saúde, com base em orientação do Ministério da Saúde, para as cidades que não atingiram a meta de imunizar 95% do públi­co-alvo. No entanto, as crianças continuarão a ser vacinadas na rotina da pasta, conforme Ca­lendário Nacional de Vacinação, em todos os postos com salas de vacinação da cidade.

Levantamento divulgado no dia 18 pela Divisão de Vigi­lância Epidemiológica da pasta municipal aponta que Ribeirão Preto vacinou 26.790 crianças, cobertura de 86% do público-al­vo, formado por 30.108 crianças. “Pedimos aos pais e responsá­veis que aproveitem a prorroga­ção da campanha e levem seus filhos aos postos de saúde para evitar problemas mais graves no futuro”, alerta a coordenadora do programa de Imunização de Ribeirão Preto, Mayra Fernanda de Oliveira. O secretário da Saú­de alerta a população para pro­curar as salas de vacina.

“As pessoas entram e saem da cidade e a maior preocupa­ção que devemos ter é levar as crianças para serem vacinadas. Precisamos conscientizar, insis­tir com os pais para que levem seus filhos para se imunizarem e atualizarem suas carteiras de va­cinação. Só assim vamos manter a cobertura vacinal que conquis­tamos e não correremos riscos”, orienta Sandro Scarpelini.

A Secretaria Municipal da Saúde tem 35 salas de vacinas que permanecem abertas, das oito às 17 horas, também du­rante a semana, de segunda a sexta feira. Os horários são variados e conforme o funcio­namento de cada unidade. A relação completa está no site www.ribeiraopreto.sp.gov.br. Até 10 de setembro, 1.673 ca­sos de sarampo foram confir­mados em todo o país.

Em todo o território paulista, 14 regiões ultrapassaram as me­tas, mas até dia 14 três ainda pre­cisavam aumentar as coberturas: a Grande São Paulo, onde o per­centual de vacinação contra pó­lio era de 94,5%, e 93,8% contra sarampo. Na de Campinas, de 94%, e 93,6%, respectivamente. Já na região de Ribeirão Preto, a cobertura era de 93,4% contra paralisia infantil e de 92,6% con­tra sarampo. Na área de atuação do Departamento Regional de Saúde (DRS-13), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cida­des, a meta é imunizar 68.369 meninos e meninas.

Não há registro de casos de paralisia infantil em São Paulo há 30 anos e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado. Em todo o Brasil, a campanha atingiu a meta de imunizar 95% do pú­blico-alvo estabelecida pelo governo federal. Enquanto a média geral de vacinação con­tra sarampo foi de 95,3%, a de poliomielite ficou em 95,4%. No total, 21,4 milhões de doses foram aplicadas, beneficiando 10,7 milhões de crianças.

Postagens relacionadas

As Organizações Sociais na saúde pública

Redação 2

Saúde libera recursos de emendas para aquisição de equipamentos e materiais

Redação 1

Agendamento para vacinação CONTRA COVID- 4ª DOSE VACINA ADICIONAL EM PESSOAS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com