Detentos de três unidades prisionais beneficiados com a “saidinha” não retornaram: são do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária de (CPP) de Jardinópolis, da Penitenciária I de Serra Azul e da Penitenciária de Ribeirão Preto
No dia 14 de setembro, 1.427 detentos do regime semiaberto das unidades prisionais da região de Ribeirão Preto obtiveram o benefício da saída temporária, comumente conhecida como “saidinha”. No entanto, com retorno previsto para a última segunda-feira, 20 de setembro, 55 presos não retornaram para suas respectivas unidades prisionais.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), 50 destes detentos cumpriam penas no Centro de Progressão Penitenciária de (CPP) de Jardinópolis, três na Penitenciária I de Serra Azul e outros dois na Penitenciária de Ribeirão Preto.
Ainda segundo a SAP, estas ausências representam 4,54%, 3,03% e 1,23%, respectivamente, do total de detentos que receberam o benefício em cada uma das unidades prisionais. A secretaria comunica ainda que as saídas temporárias são benefícios previstos na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no estado de São Paulo, conforme a portaria DEECRIM número 02/2019.
Além disso, ressalta que “mesmo com o avanço da imunização em suas unidades, todos os presos custodiados que se beneficiaram da saída temporária ficarão em isolamento”. Estes, não apresentando sintomas relacionados à covid-19, retornarão ao convívio com os demais detentos.