O Museu Histórico Simonense Alaur da Matta recebe a partir deste sábado, 4 de fevereiro, e até dia 18, a exposição “Estética Regenerativa”, uma mostra dos objetos de design e artes visuais criados pelos participantes do projeto Cooperativa do Design Criativo, realizado pelo governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e ProAC, com apoio da prefeitura e Fundação Cultura.
Durante três meses, os educadores Renato Andrade (artes visuais) e André Costa (design de mobiliário e iluminação) mediaram conteúdo artístico e educativo, tendo como matéria prima rejeitos sólidos derivados da coleta seletiva, jogando luz a questões como destinação correta dos resíduos, diminuição do impacto ambiental, sensibilização social e reflexos para a economia e a qualidade de vida, ao possibilitar aos cidadãos um olhar sensibilizador sobre o empreendedorismo por meio da arte e do design.
“Gostei muito de participar das atividades. Nós já trabalhamos com artesanato e pudemos conhecer outras pessoas e novas técnicas que nos abriram novas possibilidades de criação que, com certeza vão contribuir e agregar muito ao nosso trabalho”, avalia Aparecida Donizete Gonçalves Longo, 54 anos, que junto ao marido, Valdecir Longo, 55 anos, vai apresentar peças de arte e iluminação no Museu Histórico.
Para a secretária de Educação e Cultura de São Simão,Carla Moreto, iniciativas como a da Cooperativa do Design Criativo são capazes de alcançar resultados incríveis, “por meio de uma equipe de trabalho e do espírito de união”. “A exposição será o momento de ver de perto o poder transformador da arte, tanto material como humano”, completa o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, Eduardo Augusto Pretel Lopes.
As ações da Cooperativa do Design Criativo tiveram início em agosto. Além de São Simão, outras três cidades da Região Metropolitana de Ribeirão Preto tiveram acesso às atividades do projeto em sua primeira fase: Cravinhos, Santa Rosa de Viterbo e Brodowski. Em 2023, outros municípios da região também receberão as oficinas.