Tribuna Ribeirão
Cultura

São Simão expõe objetos de design

O Museu Histórico Simo­nense Alaur da Matta recebe a partir deste sábado, 4 de feve­reiro, e até dia 18, a exposição “Estética Regenerativa”, uma mostra dos objetos de design e artes visuais criados pelos participantes do projeto Co­operativa do Design Criativo, realizado pelo governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Cria­tiva e ProAC, com apoio da prefeitura e Fundação Cultura.

Durante três meses, os edu­cadores Renato Andrade (artes visuais) e André Costa (design de mobiliário e iluminação) mediaram conteúdo artístico e educativo, tendo como matéria prima rejeitos sólidos derivados da coleta seletiva, jogando luz a questões como destinação cor­reta dos resíduos, diminuição do impacto ambiental, sensibi­lização social e reflexos para a economia e a qualidade de vida, ao possibilitar aos cidadãos um olhar sensibilizador sobre o em­preendedorismo por meio da arte e do design.

“Gostei muito de parti­cipar das atividades. Nós já trabalhamos com artesanato e pudemos conhecer outras pessoas e novas técnicas que nos abriram novas possibi­lidades de criação que, com certeza vão contribuir e agre­gar muito ao nosso trabalho”, avalia Aparecida Donizete Gonçalves Longo, 54 anos, que junto ao marido, Valde­cir Longo, 55 anos, vai apre­sentar peças de arte e ilumi­nação no Museu Histórico.

Para a secretária de Educa­ção e Cultura de São Simão,­Carla Moreto, iniciativas como a da Cooperativa do Design Criativo são capazes de alcan­çar resultados incríveis, “por meio de uma equipe de traba­lho e do espírito de união”. “A exposição será o momento de ver de perto o poder transfor­mador da arte, tanto material como humano”, completa o secretário de Desenvolvimen­to, Turismo e Meio Ambiente, Eduardo Augusto Pretel Lopes.

As ações da Cooperativa do Design Criativo tiveram início em agosto. Além de São Simão, outras três cidades da Região Metropolitana de Ribeirão Pre­to tiveram acesso às atividades do projeto em sua primeira fase: Cravinhos, Santa Rosa de Viter­bo e Brodowski. Em 2023, ou­tros municípios da região tam­bém receberão as oficinas.

Postagens relacionadas

Grupo apresenta espetáculo infantil

Redação 1

Final do concurso Rock Blues Ribeirão será sábado

Redação 1

Série Choro na Esquina de abril terá dupla comemoração  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com