Tribuna Ribeirão
DestaqueTurismo

São Roque, a “Terra do Vinho”

Cidade paulista integra o Circuito Serra do Itaqueri e a Rota do Vinho, abrigando muitos atrativos naturais (Sergio Luiz Jorge - Expressão Studio)

Localizada a cerca de 315 de Ribeirão Preto, a estância turística de São Roque, na região de Sorocaba, é mais um daqueles destinos que vale a pena conhecer, passar um final de semana, nestas férias. A cidade integra o Circuito Serra do Itaqueri e a Rota do Vinho, abrigando muitos atrativos naturais com belíssimas paisagens, cachoeiras no meio da cadeia de montanhas formadas pela serra, fazendas e parques ecológicos que oferecem aos seus visitantes muitas opções de lazer, aventura com práticas de esportes radicais e descanso.  

A típica cidade do interior acolhe seu visitante com muita hospitalidade em seus diversos hotéis fazenda, assim como restaurantes, praças, parques, museus, eventos musicais, casarões antigos e igrejas.  

São Roque que ao longe lembra um presépio napolitano, foi fundada no século XIX, atraindo imigrantes italianos devido à cafeicultura, que colonizaram a região, que mantém suas tradições culturais e a rica gastronomia. 

Terra do Vinho 

E conhecida como a Terra do Vinho, pois abriga diversas vinícolas e adegas. O roteiro é gratuito e passa pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. 

Pela rota é possível encontrar produtos em conserva, patês, pratos congelados com alcachofra como lasanha, risotos, rondeles, parmegiana e, é claro, fundo de alcachofra.  

Além da Rota do Vinho, destaque para a Trilha do Sabóo é um passeio gratuito para quem aprecia natureza e mirantes. O morro Sabóo é considerado o ponto mais alto de São Roque, com cerca de mil metros de altitude. Para acessá-lo para acessar uma trilha – nível difícil, não só pela inclinação, mas pelo caminho em si – ao todo, ida e volta, a trilha possui 10 km. O espaço tem apenas um bar que vende água e alguns lanches. Leve ao menos 2 litros, não há bicas de fácil acesso. 

Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital – Construída em 1890, a fábrica influenciou a cultura e a economia da região. A indústria chegou a empregar 80% da mão de obra disponível na cidade e abriu filiais em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1989, o local recebeu um novo nome. Hoje o prédio principal abriga vários serviços públicos 

Estação Ferroviária – Um marco importante na história da cidade por iniciar o desenvolvimento da região. A primeira estação ferroviária foi construída em 1874. A segunda foi em 1930 e trouxe a agência de telégrafos. O prédio foi reformado e abriga a Guarda Municipal. 

Igreja Matriz – Construída no século XVII pelo povoado de Pedro Vaz, fundador da cidade, passou por reformas que deixou sua fachada no estilo colonial barroco. Considerada uma das mais belas igrejas do Brasil. Possui uma relíquia autêntica do antebraço do santo São Roque e a primeira imagem dele trazida para a cidade. 

Postagens relacionadas

Fiação segura árvore no Sumarezinho

Redação 2

Polícia prende assaltantes em RP por roubo em Cravinhos

Luque

Prefeitura investiga ‘cartel’ em licitação

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com