Por Hugo Luque
O São Paulo é pentacampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em uma verdadeira aula de resiliência, o Tricolor saiu atrás do rival Corinthians, mas conseguiu a virada na Arena do Pacaembu e voltou a conquistar o título após seis anos.
A campanha são-paulina terminou invicta. O time do Morumbis passou com 100% de aproveitamento no Grupo 11. No mata-mata, eliminou no tempo normal América-RN, Juventude, Cruzeiro, Criciúma e, agora, o Corinthians.
A exceção foi o Fluminense, que segurou a equipe de Allan Barcellos no tempo normal com um empate sem gols, mas acabou derrotado nos pênaltis.
O jogo
Sem Ryan Francisco, o São Paulo apostou em Paulinho. Demorou, mas o resultado veio. No primeiro tempo, o Corinthians aproveitou duas falhas do zagueiro Lucas Loss para abrir vantagem com gols de Denner e Gui Negão.
Já nos acréscimos, Paulinho marcou de cabeça, após cobrança de escanteio. Na volta do intervalo, Allan Barcellos promoveu mudanças e melhorou a equipe tricolor. O jogo aéreo se provou a maior arma da equipe.
Aos 16 minutos, o meia Alves, um dos destaques da Copinha, levantou escanteio na segunda trave, onde estava Andrade, que empatou. Quatro minutos depois, Paulinho, mais uma vez, aproveitou lindo lançamento de Maik, virou e deu o troféu ao São Paulo, que apenas segurou o resultado, apesar do cansaço, até o apito final.
Com a conquista tricolor, mais um paulista levanta o troféu mais tradicional das categorias de base do Brasil. Antes, o próprio Corinthians havia conquistado o título (seu 11º) em 2024. O Palmeiras foi bicampeão em 2022 e 2023.