O São Paulo recebe nesta quarta-feira, 9 de maio, às 21h45, no Estádio do Morumbi, na capital paulista, o Rosário Central da Argentina pelo jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana. No primeiro confronto, em 12 de abril, empate sem gols. Uma vitória simples garante o Tricolor na próxima etapa. Derrota ou empate com gols dá a vaga aos argentinos. Se ficar no zero a zero, a decisão será nos pênaltis.
O São Paulo terá pela frente um adversário em crise para tentar evitar a nova tripla eliminação no primeiro semestre. Em 2017, caiu exatamente nas mesmas fases com Rogério Ceni: semifinal do Paulistão, quarta fase da Copa do Brasil e primeira fase da Sul-Americana. Leonardo Fernández, técnico do Rosário no primeiro jogo, pediu demissão no último dia 28 de abril, após três derrotas seguidas.
O último jogo dele no comando foi a derrota por 3 a 1 diante do Defensa y Justicia, algoz do Tricolor na Sul-Americana de 2017. Depois da saída de Fernández, o interino José Chamot assumiu a equipe e também foi derrotado por 4 a 0 para o Arsenal de Sarandí. Neste duelo, no entanto, alguns titulares foram poupados. A última vez em que o Rosário não perdeu um jogo foi justamente no empate diante do São Paulo.
Clássico – O árbitro de Corinthians e Palmeiras, no próximo domingo (13), às 16 horas (de Brasília), em Itaquera, será o gaúcho Anderson Daronco, que também pertence ao quadro da Fifa. O jogo é válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A confirmação da CBF saiu nesta terça-feira. Ele será auxiliado por Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Junior, ambos do Rio Grande do Sul.
Antes, os dois times têm confrontos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O Verdão enfrenta o América-MG nesta quarta-feira (9), às 19h30, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Já o Timão recebe o Vitória-BA, às 19h30 de quinta-feira (10), na Arena Itaquera. Daronco terá a missão de comandar um clássico cheio de polêmicas em 2018. A última delas foi há um mês, na final do Campeonato Paulista, quando o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza voltou atrás na decisão de marcar um pênalti a favor do Palmeiras.
O Verdão reclama de interferência externa na marcação do lance. Desde então, o clube alviverde tenta a impugnação da partida, que valeu o título estadual ao Corinthians. O último pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol. Mesmo assim, o Palmeiras deve recorrer a instâncias superiores.
Santos – A goleada de 5 a 1 sofrida para o Grêmio, no último domingo (6), ainda não saiu da cabeça dos atletas do Santos. Mas eles não têm muito tempo para remoer a derrota. O momento é de virar a chave para se reerguer na temporada e espantar uma possível crise: nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), o Peixe recebe o Luverdense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na Vila Belmiro. Na sequência, terá mais uma partida em casa, contra o Paraná, no domingo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe paranaense é lanterna e ainda não venceu na competição.