Por Hugo Luque
O São Paulo estreia na Copa Libertadores nesta quarta-feira, às 21h30, diante do Talleres, no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina. O time brasileiro não terá Lucas, lesionado, mas contará com Oscar, que se recupera de lesão na coxa e deve começar no banco de reservas.
As duas equipes reeditarão o confronto da fase de grupos da última Libertadores. Algoz do Tricolor na fase preliminar do torneio de 2019, o Talleres também levou a melhor em 2024 quando jogou em casa, mas perdeu no returno, no Morumbis.
Curiosamente, a situação de um ano atrás era muito semelhante ao momento atual da equipe. Comandado pelo pressionado Thiago Carpini, o conjunto são-paulino também fez sua primeira partida na Libertadores, em 4 de abril, diante do Talleres, Mario Alberto Kempes, e acabou batido por 2 a 1.
Três jogos mais tarde, Carpini foi demitido e Luis Zubeldía assumiu o cargo. Agora, é o treinador argentino que vive momento delicado, sem conseguir fazer seus comandados apresentarem um bom futebol e com resultados ruins. O mais recente foi na estreia do Brasileirão, no Morumbis, que terminou empatado em 0 a 0 com o Sport, no último sábado.
‘Empa-Talleres’
Do outro lado, o Talleres também tenta reverter um momento ruim. O “Albiazul” vive uma impressionante sequência de oito empates (seis deles consecutivos) e uma derrota nas últimas nove partidas em suas competições domésticas.
Duas dessas igualdades foram para os pênaltis. Na marca da cal, a equipe bateu o River Plate na Supercopa, mas perdeu para o Armenio na primeira fase da Copa Argentina. Além disso, a má fase se estende até dezembro. Desde a virada do ano, o time “hermano” disputou 12 jogos, venceu apenas um, empatou sete e perdeu quatro.
Histórico e escalação
Os rivais desta noite fizeram seis duelos na história. Os primeiros, pela Copa Mercosul de 2001, terminaram empatados. Depois, em 2019, o Talleres venceu em casa e segurou o empate no Brasil para eliminar o Tricolor na pré-Libertadores. Por fim, em 2024, uma vitória para cada lado. Neste ano, a dupla está no Grupo C, que ainda tem Allianza Lima-PER e Libertad-PAR.
Para tentar impor mais um resultado negativo ao histórico do rival em 2025, o São Paulo deve levar a campo o seguinte 11 inicial: Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino (Ferraresi); Igor Vinícius (Cédric), Luiz Gustavo, Alisson, Marcos Antônio (Oscar) e Wendell; Luciano e Calleri.