A postura tímida do São Paulo no mercado de transferências tem explicação. Após análise feita pelo técnico Fernando Diniz em parceria com a diretoria de futebol, o clube entendeu que o elenco Tricolor é bom e precisa de reforços pontuais para a próxima temporada.
Sem contratar até o momento, o São Paulo acertou as manutenções do goleiro Tiago Volpi, comprado junto ao Querétaro-MEX, o lateral-direito Igor Vinicius e o meio-campista Vitor Bueno.
A grande aposta para 2020 é a recuperação de atletas que custaram caro nesta temporada, mas não deram retorno dentro de campo. Os principais exemplos são o atacante Alexandre Pato e o meio-campista Hernanes.
Ambos chegaram ao clube com moral por conta de passagens anteriores. Entretanto, nenhum dos dois rendeu o esperado. Pato passou muito tempo no departamento médico e realizou apenas 22 partidas e marcou cinco gols.
Hernanes também esteve por diversas vezes no DM e apresentou problemas físicos ao longo do ano. Isso fez com que o jogador perdesse espaço no segundo semestre. O Profeta foi titular em apenas 13 dos 38 jogos disputados no Campeonato Brasileiro. Ao todo foram 37 partidas e 4 gols anotados.
Outro que também está nos planos de recuperação do São Paulo é o meio-campista Everton. Lesionado desde o mês de setembro, o jogador perdeu toda reta final do Brasileirão. Na temporada foram 31 jogos e apenas 2 gols, uma das piores da carreira de Everton.