O sonho do Comercial em voltar a disputar uma competição nacional depois de 17 anos durou pouco. O EC São Bernardo, que estava na frente do Leão do Norte na linha de sucessão da Copa Paulista para herdar a vaga deixada pelo São Caetano, aceitou o convite feito pela Federação Paulista para disputar o Campeonato Brasileiro Série D 2020.
Apesar do aceno positivo da diretoria alvinegra com a possibilidade, o Comercial não vai jogar a competição. O assunto movimentou os bastidores do clube e trouxe euforia ao torcedor, que não vê o Leão do Norte num certame de nível nacional desde 2003.
Entretanto, para que o Cachorrão possa mesmo disputar a competição, a CBF precisa autorizar. A Confederação Brasileira de Futebol chegou a comunicar nesta quinta-feira (23) que não haveria uma substituição a desistência do São Caetano.
O presidente do Comercial, Ademir Chiari, em entrevista ao site WSports, afirmou ter conversando com Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, que confirmou a versão de que a CBF não vai substituir a equipe do ABC.
“Acabei de falar com o Reinaldo (Presidente da Federação Paulista de Futebol). Falei pra ele que o Comercial realmente queria a vaga da Série D, se houvesse essa possibilidade, e ele me disse que não vai haver essa possibilidade, pois primeiro o São Bernardo queria a vaga também e segundo que a CBF não vai colocar ninguém, porque houve uma desistência, abandono do campeonato pelo São Caetano”, disse Chiari.