Nesta sexta-feira, 22 de novembro, às 19h30, o Instituto Casa da Memória Italiana realiza, em parceria com o Coro Memorie d’Italia, sob direção de Alexandre Mazzer Perticarrari, e com o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, o “Concerto Sacro de Ribeirão Preto”. A apresentação é gratuita e aberta ao público.
Com apoio e curadoria do Padre Pedro Luis Schiavinato, reitor do Santuário Arquidiocesano, a cerimônia celebrará o Dia da Memória de Santa Cecília, Virgem, Mártir e, segundo a tradição, patrona da música sacra. A santa missa será presidida por dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, e cantada pelo Coro Memorie d’Italia.
Serão entoados hinos, antífonas, jaculatórias, motetes e salmos inseridos em momentos importantes da vida da igreja nas celebrações do ano litúrgico. O concerto também será um tributo ao Dia da Música, celebrado na sexta-feira, e à memória do neo bem-aventurado Padre Donizetti Tavares de Lima (1882-1961) sacerdote brasileiro que fora incardinado na arquidiocese ribeirão-pretana e peregrinou uma vida de oração, caridade, acolhimento e propagação da fé em Tambaú (SP).
Seu nome, homenagem de seus pais ao compositor italiano Gaetano Donizetti (1797-1848), o inspirou a estudar música e, como pianista, após anos de dedicação, abraçou a vida religiosa até alcançar o múnus sacerdotal e hoje, a bem-aventurança no Santo Evangelho. O “Concerto Sacro” será celebrado no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na rua Guimarães Passos nº 412, Vila Seixas. Mais informações pelo telefone (16) 3625-0692.
Padre Donizetti
A celebração do rito de beatificação do Padre Donizetti Tavares de Lima será neste sábado, 23 de novembro, às nove horas, em Tambaú, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), confirma a Diocese de São João da Boa Vista (SP). O papa Francisco vai encaminhar o cardeal Giovanni Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causa dos Santos, para representá-lo na cerimônia. A partir da beatificação, haverá a autorização do Vaticano de culto do beato.