Serão lançados em Ribeirão Preto, nesta quinta-feira, 20 de julho, os selos postais comemorativos aos 150 anos de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. O evento acontece durante sessão solene da Câmara de Vereadores, a partir das 16h30, com entrada franca.
Trata-se de uma emissão oficial dos Correios, que pode ser usada em correspondências no território brasileiro e também naquelas enviadas ao exterior. Também durante a sessão haverá o lançamento do carimbo comemorativo em alusão ao tema.
Este tipo de evento há muitos anos não acontecia em Ribeirão Preto. “Há cerca de 50 anos não é realizado um lançamento nacional de selo comemorativo em nossa cidade, apenas relançamentos”, comemora o jornalista e colecionador Marcio Javaroni, que organiza anualmente, desde 2010, o Encontro Filatélico e Numismático de RP.
Os selos foram desenhados pelo artista visual Cordeiro de Sá, que vive em Ribeirão Preto desde 1990. É a segunda emissão comemorativa produzida por ele para os Correios. No ano passado, foi o responsável pela elaboração dos selos comemorativos ao bicentenário da Independência.
“A arte comemora a vida de Santos Dumont que, em representação pouco usual, aparece sorrindo entre seus projetos. A trajetória terrena é marcada pela casa onde nasceu, em Minas Gerais, e pela que projetou para si, ‘A Encantada’, em Petrópolis, no Rio de Janeiro”, explica o artista.
“Ao mesmo tempo em que o menino antevê o voo de braços abertos e com sapatos desamarrados que remetem a Hermes, o adulto no 14 Bis recorda o sonho”. Ribeirão Preto também é lembrada na arte produzida por Cordeiro de Sá para o selo postal, que vai circular em todo território nacional e também em correspondências enviadas para o exterior.
“A cidade de Dumont, onde cresceu e que na época fazia parte do território de Ribeirão Preto, está no cafezal que abriga seres voadores”, revela Cordeiro de Sá. O aviador se formou da antiga Fazenda Arindeúva, que foi de Henrique Dumont, pai de Santos Dumont e um dos reis do café. O território só se transformou em distrito de Ribeirão Preto em 1948, emancipando-se em 1964.
O vereador Renato Zucoloto, autor do requerimento que designou a sessão solene, ressalta a importância da cidade na história do “Pai da Aviação”. “Em 1903, a Câmara Municipal aprovou uma lei concedendo a quantia de um conto de réis a Santos Dumont, como auxílio à continuação de suas experiências sobre o aproveitamento da dirigibilidade dos balões como meio de transporte”.
Palestra e homenagens
Além do lançamento, durante a sessão solene serão promovidas homenagens e realizada uma palestra, pelo artista visual Cordeiro de Sá, sobre o processo criativo de elaboração do selo em comemoração aos 150 anos de Santos Dumont.
Vai explicar todo o processo, do esboço às artes finais, passando pelas alterações durante o processo de aprovação. “A ideia é apresentar a relação dos elementos retratados com Santos Dumont, assim como alguns causos do personagem homenageado e segredos escondidos na arte”, revela o autor.
A Academia da Força Aérea Brasileira realizou nesta quarta-feira (19), em Dumont, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, ato cívico-militar em comemoração ao sesquicentenário de nascimento do Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação.
O evento contou com a presença do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), que acompanhou a apresentação da banda oficial da AFA, o sobrevoo de quatro aeronaves T-27 Tucanos, que durante toda a cerimônia realizaram manobras no céu da cidade de Dumont, além da formação de 69 novos cadetes.
Livro
O escritor Luís Cláudio S. Pereira lança nesta quinta-feira (20), às dez horas, no Centro Cultural Osvaldo Marin Fernandez, – sede do Museu Santos Dumont, em Dumont, o livro “O Voo do Menino do Interior”, livro sobre a história de Alberto Santos Dumont, direcionado para o público infantill. As 40 páginas do livro foram preenchidas com uma linguagem leve e ilustrações atrativas, com muitas cores e traços assinados pelo designer Lucas Busatto.