Adriana Dorazi – especial para o Tribuna
A partir deste mês de março estudantes de Santa Rosa de Viterbo e municípios vizinhos poderão aprender mais sobre educação ambiental na prática, em um projeto pioneiro. Foi inaugurada no último dia 29 a Escola de Educação Ambiental Norberto Vilas Boas.
Localizada no coração de Nhumirim, bairro distante apenas 10 km do centro da cidade, a antiga escola – que antes estava subutilizada – é agora centro de educação ambiental que integra o Programa de Educação Ambiental do município, conduzido pelo Instituto Nova Era.
A nova escola conta com projetos ecológicos inovadores. Cada espaço foi detalhadamente organizado e dedicado a temas específicos, integrando tecnologia, adaptações espaciais e priorizando a acessibilidade. Tudo planejado para proporcionar uma experiência de conexão com o meio ambiente para toda a comunidade.
Espaços inovadores
Dentre os espaços inovadores, destaca-se o “Espaço Água e Energia”, modelo ancorado em tecnologias para otimização do uso de recursos hídricos e energéticos como círculo de bananeira, captação de água da chuva, placas solares, fogões e desidratadores solares.
O “Jardim Medicinal” é refugio verde que abriga 43 espécies de plantas medicinais, transmitindo conhecimento prático sobre o poder medicinal das plantas. Os “meliponários” enriquecem a biodiversidade local e funcionam como centros educativos sobre a importância das abelhas nativas sem ferrão. Com espécies como Marmelada, Plebeia Droryana, Jataí e Mirim-Preguiça, esse projeto vai além da preservação, promovendo a conscientização sobre o importante papel da espécie na preservação do meio ambiente.
O “Espaço Resíduos” é o pilar da reciclagem da escola, com ecoponto e composteira para descarte de resíduos abertos a comunidade, influenciando as práticas sustentáveis no dia a dia da população. As “Salas Ecopedagógicas” são espaços lúdicos e educativos, equipados com brinquedos elaborados a partir de materiais reciclados, estimulando o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.
A “Horta Agroecológica” adota método inovador de plantio em consórcio, garantindo colheitas diversificadas e promovendo equilíbrio natural na proteção das plantas.
Nos “Sistemas Agroflorestais”, a escola vai além da prática agrícola, integrando árvores, cultivos, animais e a comunidade humana. Essa filosofia promove práticas mais ecológicas, resilientes e produtivas, semeando as bases para um futuro onde a coexistência entre natureza e produção de alimentos é indispensável.
Vanguarda na Educação Ambiental
De acordo com a prefeitura de Santa Rosa, que mantém o projeto, o Programa de Educação Ambiental tem a missão de preparar as próximas gerações com mais conscientização para o sustentável. Com três pilares fundamentais – capacitações diversificadas, implantações estratégicas e atendimento amplo e inclusivo à população – o programa tem como base a Escola de Educação Ambiental de Nhumirim e o Bosque Municipal.
As oficinas de capacitação fortalecem a rede de agentes ecológicos, contribuindo para a construção de estratégias práticas aplicáveis no cotidiano, impulsionando o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Com foco no futuro, o Programa de Educação Ambiental direciona seus esforços para inspirar as gerações mais jovens desde os primeiros passos na educação. Nas escolas municipais e na Escola de Educação Ambiental, a equipe de educadoras ambientais envolve os alunos em experiências lúdicas que ultrapassam as paredes da sala de aula. A agrofloresta, o meliponário e as salas preparadas para práticas educativas se tornaram espaços de descobertas e aprendizado, proporcionando uma imersão das crianças na riqueza da natureza.
O Programa de Educação Ambiental continua avançando, planejando novos ciclos de oficinas, implantação de módulos agroflorestais, produção e distribuição de mudas, e ampliação das visitações. Esses são passos concretos em direção a um futuro sustentável, fortalecendo os alicerces da educação ambiental e da prática sustentável em Santa Rosa de Viterbo.
A iniciativa é aberta ao público, sem custo. Famílias não precisam de agendamento. Turmas maiores precisam agendar para receber o atendimento especializado dos monitores. A Escola Ambiental funciona de segunda a sexta-feira das 8h as 17h – Rua dos Vilas Boas, 524. Telefone de contato para mais informações: (16)3954 8133
Legendas:
Escola_Ed_Ambiental_divulgacao01
Programa de Educação Ambiental direciona esforços para inspirar as gerações a pensar e praticar atitudes de sustentabilidade
Escola_Ed_Ambiental_divulgacao08
Crianças de escolas da região de Santa Rosa podem agendar visitas; toda programação é gratuita e aberta ao público
Escola_Ed_Ambiental_divulgacao06
Monitores treinados acompanham as visitas e dão orientação em todos os projetos implantados
Escola_Ed_Ambiental_divulgacao03
Crianças e jovens de todas as idades são estimulados a colocar a mão na terra: aprendizado prático e registrado na memória pela vida toda