O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD) sancionou nesta quarta-feira, 12 de março, a mudança do nome da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para Polícia Metropolitana de Ribeirão Preto. A lei Complementar Nº 3.257 foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). A proposta do Executivo havia sido aprovada em definitivo na semana passada, por unanimidade pelos vereadores.
A mudança do nome da corporação de Ribeirão Preto deverá garantir segurança jurídica ao trabalho dos guardas civis quando da prisão em flagrante de criminosos. Isso porque, atualmente, ao julgar um caso concreto, alguns juízes, argumentavam e decidiam que a GCM não tinha poder legal para efetuar aquela prisão.
Entretanto, a mudança não deverá aumentar o serviço da Corporação em Ribeirão Preto, já que eles realizam este tipo de procedimento há muito tempo. Em média são realizados dois flagrantes deste tipo por dia. Com a mudança também haverá nova identificação visual nos equipamentos, uniformes e viaturas da corporação. Atualmente a GCM tem 260 integrantes, além de aprovados e concurso a espera de convocação pela prefeitura.
A “nova corporação” também será transferida de local. Sairá da rua Lafaiete 1675, na região central, para um prédio da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP- Águas) em Ribeirão Preto, localizada na Rua Olinda, 150 no Jardim Sumaré, zona Sul da cidade.